Estudantes que moram em outros estados chegaram a viajar até 2 mil quilômetros para fazer a prova do vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR), realizado neste domingo, 27, no campus da universidade em Boa Vista. A maioria tem um sonho em comum: conseguir uma vaga no curso de Medicina, um dos mais concorridos da UFRR.
Uma das candidatas é a estudante, Sabrina da Silva Santos, de 20 anos, que mora em São Luiz, no Maranhão, e chegou na última quinta-feira, 24, à Boa Vista para fazer a prova.
“Não é meu primeiro vestibular. Já estou tentando passar no curso de Medicina. Já fiz uns quinze vestibulares no Brasil. Esse é o momento em que mais estou me sentindo preparada e sei que esse ano vai dar certo”, diz Sabrina.
Do Maranhão, veio também o estudante Lucas Macedo, de 22 anos. Ele viajou de Imperatriz, a 1,7 mil quilômetros de Boa Vista e tenta o vestibular pela segunda vez seguida.
“Eu pesquisei sobre a universidade na internet, vi que era uma faculdade boa. Alguns amigos meus já fizeram o vestibular. É o vestibular mais justo que o Enem em relação ao tempo de prova e a divisão das questões por ano do ensino médio”, avalia Lucas
Um pouco mais distante de Boa Vista estava João Vítor, que veio de Palmas, no Tocantins para também tentar concorrer a uma das vagas do curso de medicina da UFRR. Empolgado, ele quer realizar o sonho de ser médico. “Vim lá de Palmas para tentar fazer o curso que quero aqui e tomara que dê certo. Estou confiante”, afirmou o estudante.
Este ano a UFRR ofertou 777 vagas, distribuídas entre 38 cursos de graduação. A universidade também publicou o edital traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), contemplando a parcela da comunidade que tem Libras como primeira língua. Na modalidade Prova Integral (PI) o Vestibular selecionará candidatos cujo ingresso será em 2023. Já o Processo Seletivo Seriado (PSS) 1ª Etapa – E1; 2ª Etapa – E2; e 3ª Etapa – E3 selecionará candidatos para ingresso em 2025, 2024 e 2023, respectivamente.