Mais de 840 estudantes do ensino fundamental encerram, nesta sexta-feira (3), o cronograma de atividades do programa Eleitor do Futuro deste semestre, com as eleições para escolha dos prefeitos e vereadores das políticas públicas concorrentes.
As eleições vão acontecer das 8h às 12h e das 14h às 16h, no Centro de Educação do Trabalhador João Mendonça Furtado (Escola do Sesi) e no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Cinco políticas públicas estão em disputa: educação, saúde, segurança, urbanismo e tecnologia da informação.
Os estudantes que estão habilitados para votar e escolher o prefeito e vereadores das temáticas envolvidas são alunos do 6º ao 9º ano, com uma faixa etária entre 10 e 15 anos. A votação ocorrerá em oito urnas eletrônicas, sendo quatro seções em cada escola.
Conforme explicou o coordenador do Programa Eleitor do Futuro, juiz Antônio Martins, a metodologia utilizada permite que os estudantes realizem as atividades do calendário eleitoral de forma lúdica e contextualizadas em um processo democrático e sócio-participativo.
“Os alunos vivenciam todo o processo eleitoral, têm contato com a urna eletrônica e passam a conhecer um pouco mais sobre o sistema de votação brasileiro. A proposta é despertar a cidadania de crianças e adolescentes”, disse o coordenador.
Para a realização das atividades do Programa Eleitor do Futuro no próximo semestre, estão em análise os requerimentos das escolas Wanda David Aguiar, Monteiro Lobato, São Vicente de Paula, além de uma escola indígena e outra rural, situadas no entorno de Boa Vista.
Este ano, o programa iniciou no último dia 9 de junho na Escola do Sesi, e no dia 22 de junho no Colégio de Aplicação, com a execução das convenções partidárias. Em seguida, foram proferidas palestras que abordaram temas como incentivo participativo, corrupção, deveres do cidadão e ética no processo eleitoral, além da realização de gincanas e concursos de redação, de desenho e de poesia.
O calendário eleitoral inclui ainda etapas como: gravação da propaganda eleitoral em vídeo, treinamento de mesário e junta eleitoral, confecção de título eleitoral, as eleições e diplomação dos candidatos eleitos. Os professores conselheiros prepararam cada grupo para elaborar as propostas que foram divulgadas junto aos alunos/eleitores no período de propaganda eleitoral, iniciado no dia 9 de junho e encerrado hoje (2).
Voto Ético – De acordo com o coordenador do programa Voto Ético, juiz Jean Michetti, paralelo ao Eleitor do Futuro, está sendo implementada a conscientização política para disseminar a campanha pelo voto ético. “Trata-se de outro projeto de educação política do TRE que visa melhorar a percepção dos eleitores na hora do voto. Com isso, pretendemos que os alunos sejam multiplicadores dessa campanha junto a sua comunidade e no âmbito de sua família”, ressaltou.
Meu Primeiro Voto – Os alunos terão oportunidade de conhecer ainda o Programa Meu Primeiro Voto, que visa conscientizar jovens acerca do exercício da cidadania e a favorecer a compreensão quanto à importância do voto para a consolidação da democracia e o desenvolvimento do País.
Eleitor do Futuro –Em Roraima, o programa teve execução no biênio 2003⁄2005, tendo alcançado desempenho positivo ao ponto de projetar o Tribunal à responsabilidade de coordenação executiva do programa em plano nacional, época em que o então presidente do TRE, desembargador Mauro Campello, ocupou o cargo de presidente da Comissão Executiva Nacional do Projeto Eleitor do Futuro.
Fonte: TRE/RR