Cotidiano

Estudo releva que índice do poder de compra despencou nos últimos 4 anos

Mesmo com sutil melhora em relação a 2021, quando atingiu o menor percentual de liquidez para o período chegando a 86%, perspectiva atual desanima consumidores

Depois da Black Friday, o Dia do Comércio certamente é uma das datas mais importantes do setor no Brasil. Ao longo de pelos menos uma semana, empresas de diferentes segmentos realizam uma série de promoções para atrair os consumidores e comemorar a data com muitas vendas. Mas em 2022, parece que a festa foi suspensa. 

Um levantamento inédito em âmbito nacional realizado pela proScore, bureau de crédito e authority de Score, baseado no seu índice autoral DPC (que dimensiona o Poder de Compras do Consumidor) demonstra que embora tenha apresentado uma sutil melhora de 76% no primeiro trimestre de 2022, frente aos 86% de 2021, quando atingiu o menor percentual de liquidez para o período dos últimos quatro anos, o poder de compra dos brasileiros segue baixo.  

Ano 

Percentual da população com liquidez completamente comprometida 

2019 

75% 

2020 

72% 

2021 

86% 

2022 

76% 

Da amostra trabalhada, a proScore apurou que a diferença para as pessoas ainda com capacidade de consumo para assumir novos compromissos financeiros foram concentradas em 3 faixas, que demonstram que quanto maior seu percentual, maior a capacidade de adquirir bens e serviços de maior valor. O resultado foi o seguinte: Faixa 1 de 10% (5,3%), Faixa 2 de 20% (8,8%) e Faixa 3 de 30% (9,9%). 

Faixas de liquidez disponível frente à renda 

2022 

2021 

2020 

2019 

Faixa 1 – 10%  

5,3% 

3,2% 

7,1% 

6,2% 

Faixa 2 – 20% 

8,8% 

3,2% 

8,7% 

5,8% 

Faixa 3 – 30% 

9,9% 

7,5% 

12,0% 

12,8% 

Diante desta constatação, justamente no início da semana do consumidor quando naturalmente ocorre uma chuva de ações de marketing e promoções que buscam estimular as vendas, segundo Mellissa Penteado, CEO da proScore, nem toda essa quantidade e diversidade de campanhas será capaz de animar os consumidores brasileiros. 

“Esse baixo percentual significa que ainda temos um longo caminho a percorrer frente a todos os esforços da retomada econômica. Muitas lacunas monetárias como a falta de emprego e geração de renda e o aumento dos preços em diversos segmentos ao longo desses últimos 24 meses, infelizmente seguirão penalizando a circulação do dinheiro em si e comprometendo o poder de compra da população”, analisa a especialista. 

Aumento do grau de endividamento 

Outro índice apurado no estudo é o fator de endividamento potencial relativo que demonstrou uma tendência crescente de concentração do ticket médio de dívidas frente à geração de renda recorrente. Entre 2019 e 2020, momento pré e início da pandemia, tal fator indicava leve estabilidade, no entanto para 2021 houve um salto significativo de 28%, reforçado no levantamento de 2022.  

Semestralmente monitorado pela proScore, o DPC aponta o potencial da liquidez do brasileiro e, consequentemente, o comportamento do seu grau de endividamento, que vem aumentando muito como reflexo da pandemia, mesmo sustentado por auxílios governamentais emergenciais.  

“Exemplo disso é que na amostra modelada comparativamente nos dois últimos períodos, 17% dos consumidores que estavam sem potencial de liquidez em 2021 reduziram sua concentração de endividamento em 2022, enquanto 6% aumentaram esse mesmo índice”, destaca Mellissa. 

Consumo x Poder de Compra 

O Dia do Consumidor, que a cada ano vem se tornando globalmente conhecido, nasceu em 1962 e foi inserido na cultura norte-americana de consumo curiosamente com um pano de fundo histórico, quando o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, remeteu uma carta ao congresso americano externando suas preocupações sobre os direitos do consumidor, desde o momento das ofertas até a conclusão do pós-venda.  No entanto, a data só foi comemorada pela primeira vez em território norte-americano em 1983, com o amadurecimento dessas discussões.  

De acordo com Mellissa Penteado, claramente no Brasil a robustez da divulgação e celebração da data não tem outro intuito senão o de estabelecer uma relação de troca puramente comercial, onde o elo mais beneficiado, ao menos neste ano, certamente não será o próprio consumidor.  

“Isso porque também não é desconhecido para ninguém o fato de que a inflação brasileira, hoje na casa dos dois dígitos, a reboque da inflação mundial e conjuntamente aos aumentos excessivos em bens de subsistência e consumo, está tornando a renda da família brasileira em faixas impotentes”, diz a especialista. 

Mellissa explica que, na prática, significa que o poder de compra do cidadão, mesmo que estimulado por promoções, está tão limitado que a prioridade nesse momento é sobreviver. Em outros termos, manter a moradia, a alimentação, a saúde e o transporte ao emprego. 

“Ou seja, por mais que essa data comercial queira celebrar uma possibilidade de reaquecimento econômico, do outro lado o consumidor em si, homenageado da vez, não é o protagonista. Ao menos não por querer e sim por não poder”, pondera. 

 


Depois da Black Friday, o Dia do Comércio certamente é uma das datas mais importantes do setor no Brasil (Foto: Nilzete Franco Folha BV)