Em alusão ao Dia Mundial da Água, que será comemorado no domingo, 22, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) realizará o evento Amigos do Rio, em conjunto com a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). A parceria entre as instituições deve incrementar o evento, que é realizado anualmente. O presidente da Caer, Danque Esbell, afirmou que a empresa quer transformar a programação em uma ação definitiva, e não apenas em datas comemorativas.
Ele disse que a companhia está trabalhando também em conjunto com a Femarh para evitar o extravasamento de esgoto nos rios. “Estamos ampliando para 25 os nossos pontos de coleta e análise de água. Serão feitos monitoramentos da água bruta dos mananciais”, explicou ao ressaltar que foram iniciadas as compras de equipamentos e barcos para realizar a observação dos rios e igarapés que formam parte da bacia do Rio Branco.
O barco é equipado para fazer coletas de água em pontos específicos de alguns mananciais em lugares de acesso mais complicado. “Hoje fazemos por via terrestre e o acesso é limitado. Com o barco, teremos mais capacidade de chegar a lugares específicos que interessam neste monitoramento”, disse.
A parceria com a Femarh é necessária para somar esforços em favor de um mesmo objetivo, que é o meio ambiente. Equipes da Fundação vão acompanhar as coletas e análises. “As situações irregulares nos mananciais serão passadas para a Femarh para que as providências sejam tomadas”, explicou o presidente da Caer.
PALESTRAS – A Caer estará realizando, a partir de segunda-feira, 23, uma série de palestras nas escolas da rede estadual. O objetivo é conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente e o racionamento do uso da água. “As palestras serão feitas por nossos técnicos”, comentou o presidente.
HISTÓRIA – O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Este dia, a cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Cotidiano
Evento Amigos do Rio vai celebrar o Dia Mundial da Água em Roraima
Programação conta com palestras nas escolas públicas sobre meio ambiente e o uso consciente da água