O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) completa 20 anos de emancipação no dia 28 de junho deste ano. Para celebrar essas duas décadas, neste domingo, dia 26, os ex-presidentes da autarquia serão homenageados durante evento, que reunirá servidores, parceiros e convidados, no clube da Caixa, no Cidade Santa Cecília.
O presidente do Detran-RR, coronel Álvaro Duarte, destacou a importância da autarquia durante esses 20 anos. “O Detran-RR vem desenvolvendo com muita responsabilidade sua função que é administrar e fiscalizar o trânsito, além de formar condutores, conforme determina a legislação, com a finalidade de termos um trânsito humanizado para preservar a vida”, disse.
Entre as ações para esse trabalho, foi a assinatura do decreto pelo chefe do Poder Executivo estadual, que legalizou o imóvel urbano onde se encontra a atual sede da autarquia, que passou a ter a posse e propriedade do terreno, localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Aeroporto.
AVANÇOS – O Detran-RR descentralizou os serviços, por meio de unidades de atendimento nos shoppings Pátio e Garden, que funcionam das 14h às 18h, e na Casa do Cidadão, das 7h30 às 13h30. Por esses próximos dias, serão inauguradas mais duas unidades descentralizadas.
Outras melhorias foram a efetivação da vistoria eletrônica, atendimentos virtuais que foram modernizados, parcelamento de débitos no cartão de crédito, entre outras.
Os colaboradores do Detran também foram beneficiados, pois têm acesso ao Sistema Eletrônico de Informação, implantado para dar mais agilidade às demandas internas e externas. As progressões funcionais foram pagas e já existe um diálogo com todas as categorias para a implantação de um novo PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.
“São várias as melhorias. O Detran-RR tem uma excelente equipe de profissionais e vamos continuar com o trabalho para prestar, cada vez mais, um serviço de qualidade para a população”, complementou o presidente coronel Álvaro Dias.
A história do Detran-RR
O Detran-RR foi implantado em Roraima há mais de seis décadas. Durante esse período funcionava apenas como uma Diretoria de Trânsito, pertencente à Sesp (Secretaria de Segurança Pública de Roraima).
Até então, a Diretoria de Trânsito não possuía autonomia. Ela funcionava com poucos equipamentos eletrônicos, o que dificultava a realização de atendimentos e demais serviços.
O projeto de emancipação foi iniciado pelo gestor Waldner Jorge Ferreira da Silva, entre junho de 2000 e maio de 2002.
A partir de junho de 2002, Antônio Leocádio Vasconcelos Filho tomou posse como diretor do Detran-RR, que se tornou autarquia em 28 de junho de 2002, na gestão do então governador de Roraima, Francisco Flamarion Portela, por meio da Lei Estadual n° 338/02.
Após sua emancipação, a autarquia ganhou autonomia financeira e administrativa. Atualmente, o Detran-RR conta com as seguintes diretorias: da Presidência; de Administração e Finanças; de Controle Condutores de Veículos e de Segurança do Trânsito.
A sede passou a ter mais salas, auditório, pátio de exames, além de conseguir um orçamento próprio e o primeiro Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, instituído em novembro de 2004.