Cotidiano

Ex-superintendente do Ibama morre em Boa Vista

Nilva Baraúna era casa com Rui Baraúna, com quem teve três filhos

Nilva Baraúna faleceu na tarde desta sexta-feira (25), em decorrência de uma parada cardíaca. O velório será realizado agora à noite na Igreja Menino Jesus, localizada na  Avenida Ataíde Teive, 1148, bairro Mecejana. Era casada com Rui Antônio do Carmo Baraúna, com quem teve três filhos, sendo dois homens e uma mulher, e duas netas. Familiares ainda decidem onde o corpo será sepultado.

Nilva era uma das filiadas mais antigas do PT Roraima. Ingressou no partido na década de 80, tendo exercido cargos de direção estadual e municipal. Em 2000 foi candidata a vice-prefeita de Boa Vista, numa coligação com o PPS, e no governo Lula exerceu o cargo de Superintendente do Ibama.

Era militante católica, esteve nos primórdios do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima, e foi membro da direção passada do Sinter. 

Foi atuante ativa na coordenação do Ensino Religioso Católico, no Conselho de Leigos; foi da primeira turma de Leigos que cursaram Teologia em Manaus, por meio da Diocese de Roraima, participou ativamente do Cebi (Centro de estudos Bíblicos) e em outras pastorais, atividades que exercia em parceria com o seu esposo.

Além disso, Nílva era militante do Movimento Bandeirantes e uma das referências na Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente pela sociedade civil organizada, tendo inclusive sido dirigente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, e atuado na luta dos Direitos dos Povos Indígenas, das Mulheres, dos Agricultores Familiares, dentre tantos outras bandeiras de lutas sociais.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.