O Hospital do Amor vai ofertar nesta quarta (31), quinta (1º) e sexta-feira (2), exames de mamografia, no Colégio Estadual Militarizado Doutor Luiz Rittler Brito de Lucena, em Boa Vista. A ação é parte da Defensoria Solidária, evento promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).
Para realizar o exame, a pessoa interessada deve comparecer ao Colégio Rittler de Lucena, na rua João Pessoa, bairro Nova Cidade, com: CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência, originais e cópias.
Conforme a DPE-RR, os profissionais do Hospital atenderão das 8h às 17h, por meio de senhas que serão distribuídas de manhã e à tarde de quarta e quinta. Na sexta os atendimentos ocorrerão somente pela manhã.
Oleno Matos, defensor público-geral de Roraima, afirma que a Defensoria Solidária, como o próprio nome sugere, trabalha para promover a solidariedade e garantir o bem-estar das pessoas. O evento, na verdade, ocorre no sábado (3), também no Colégio Rittler de Lucena.
“A mamografia é um exame de extrema importância na detecção precoce do câncer de mama, e o acesso à saúde é um direito fundamental de todas as pessoas, independentemente de sua condição socioeconômica. A essência da Defensoria Pública é fazer o bem, e isso inclui auxiliar aqueles que não têm condições de arcar com custos médicos”, afirma o defensor-geral.
Embora a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) seja a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomenda iniciar a mamografia a partir dos 40 anos. A Fundação do Câncer considera, entretanto, que não há embasamento científico para mudar de 50 para 40 anos.