Cotidiano

Exames não são realizados há uma semana

Demissão de bioquímico seria o motivo de o Centro de Saúde do Bairro Asa Branca ter suspendido a realização dos exames

Usuários do Centro de Saúde do bairro Asa Branca, localizado na zona Oeste, denunciam que há uma semana não conseguem realizar exames laboratoriais naquela unidade. Segundo os pacientes, não há bioquímicos para realizar os exames. Outra denúncia é de que a prefeita Teresa Surita (PMDB) teria prometido aos usuários que, após a execução da reforma no local, o posto passaria a funcionar 24 horas, o que ainda não aconteceu.
O presidente da Associação dos Bairros de Boa Vista, João Gomes, disse que os usuários estão inconformados com a situação, pois não há previsão de quando os exames voltarão a ser realizados. “A prefeita demitiu os bioquímicos que atendiam aqui. Não há previsão de nada e os pacientes estão saindo revoltados com os encaminhamentos, sem poder fazer os exames”, relatou.
Os moradores disseram que a promessa de que o posto funcionaria com atendimentos 24 horas após a reforma não foi cumprida. “Esperamos pela reforma e, depois que foi concluída, nada do posto funcionar da forma que a prefeita prometeu. Isso é um descaso com a população que acreditou nessa história”, reclamou a dona de casa Maria do Socorro.
FUNCIONÁRIOS – Dois funcionários do Centro de Saúde do Asa Branca, que não quiseram se identificar, relataram versões diferentes quanto a não realização dos exames naquela unidade. Um deles afirmou que a Prefeitura achou por bem demitir um dos bioquímicos, pois ele estaria trabalhando em situação irregular, e o outro não estava realizando os atendimentos há mais de uma semana.
Já o outro funcionário afirmou que o bioquímico pediu demissão e que, por conta disso, o quantitativo de exames havia diminuído. “Antes, estavam sendo realizados 40 exames diários, e hoje estamos fazendo apenas 20. Então, para não haver transtornos aos pacientes, nós ligamos e fazemos o agendamento”, disse.
24 HORAS – Principal promessa de campanha de Teresa na disputa para a Prefeitura de Boa Vista nas eleições de 2012, nenhum dos 25 Centros de Saúde da Capital funciona de forma 24 horas. À época, a prefeita afirmou que a ideia era ampliar o atendimento, construir novos centros de saúde e modernizar os existentes para que funcionassem em todos os turnos.
PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) para saber o motivo de os bioquímicos do Posto do Asa Branca terem sido demitidos e por que a unidade não está realizando os atendimentos 24 horas, mas, até o fechamento desta matéria, não houve retorno.