Dando continuidade às comemorações a Semana do Soldado, o Exército Brasileiro em Roraima promoveu, na manhã de ontem, 25, a formatura de aproximadamente 900 soldados. A solenidade ocorreu nas dependências do 1º Brigada de Infantaria e Selva – Lobo D’Almada, situada no bairro 13 de Setembro, zona Sul.
Com participação de autoridades do Estado e Município, o evento marcou ainda o Dia do Soldado, celebrado ontem, 25. Segundo com o comandante da 1ª Brigada, General Carlos Alberto Mansur, a data tem significado especial, pois é justamente lembrada pelo nascimento de seu patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias.
“É uma data emblemática para todos nós, pois marca o nascimento do nosso patrono, Duque de Caixas, que realizou relevantes serviços ao nosso País como grande pacificador. É uma data comemorada em todas as organizações do Exército Brasileiro e um momento em que realizamos uma série de atividades, não só com a corporação, mas também junto à sociedade”, afirmou.
Além da formação dos soldados, o evento foi marcado ainda pela condecoração de oficiais militares e civis pelos relevantes serviços prestados para a corporação. “A principal delas é a ‘Medalha do Pacificador’, que é a honraria máxima do Exército Brasileiro. Temos ainda as medalhas de 20 anos e 30 anos de serviços, que são para aqueles militares que durante esse tempo estão prestando serviços ao Exército; e a medalha da Vitória, que é o reconhecimento de uma vida inteira dedicada à proteção da soberania brasileira”, destacou o comandante.
O jornalista Francisco Cândido foi um dos agraciados com a Medalha do Pacificador. Para ele, uma recompensa por todos os anos dedicados à corporação. “Eu passei por aspirante, depois evolui para 2º Tenente, depois fui promovido, comandei companhia, adentrei por toda a Amazônia, depois fui para a comunicação, onde passei por rádio, televisão e jornal impresso e dediquei minha vida a informar. Hoje, tenho 61 anos de idade e nunca tive um processo na vida por algo errado. Chego a essa idade com uma conduta totalmente ilibada”, contou.
SOBERANIA – Considerada uma das instituições de maior credibilidade no País, o Exército Brasileiro é responsável por desempenhar uma série de funções de monitoramento em todo o território nacional. Segundo o general Mansur, a corporação desenvolve em Roraima dois tipos de trabalho.
“O primeiro, nós recebemos o recruta para prestar o serviço militar. Nós o preparamos para a defesa da pátria, que é a missão principal do nosso Exército, que, inclusive, está na constituição. Além disso, nós temos uma outra missão, que é a defesa da faixa de fronteira, onde nós temos um trabalho de polícia, para ações preventivas e repressivas em toda essa nossa extensão de faixa de fronteira. Nós temos quase dois mil quilômetros, e com isso nós temos organizações militares em pontos estratégicos. São cerca de meia dúzia delas que fazem esse trabalho da vigilância para manter a soberania do nosso País”, comentou.
Mansur aproveitou ainda para desmentir boatos sobre a possível invasão do espaço aéreo brasileiro por soldados venezuelanos que foram divulgados recentemente nas redes sociais. “Isso são apenas especulações, tanto que os nossos veículos de comunicação tradicionais locais não deram a menor ênfase nesse assunto. Infelizmente, são informações de blogueiros e de usuários de mídias sociais desinformados que estão fazendo alarde de uma situação que não existe. A população pode ter a certeza de que as fronteiras do nosso estado de Roraima estão bem guarnecidas, não houve nenhuma inviolabilidade da nossa área. A 1ª Brigada tem uma responsabilidade com todo o Estado, a sociedade pode ficar tranquila que toda ela está muito bem protegida”, pontuou. (M.L)
Militares visitarão escolas e faculdades
Desde o domingo passado, 23, a corporação tem realizado uma série de ações voltadas em prol da soberania do País. Além de visitas a instituições de ensino, atos públicos estão previstos para ocorrer em toda a Capital roraimense.
“No domingo, nós realizamos a Corrida Duque de Caixas, que contou com a participação em peso da sociedade roraimense, e hoje nós damos prosseguimento com a formatura de soldados, mas as comemorações não param por aqui. Durante essa semana, nós faremos visitas em escolas de Ensino Médio e instituições de Ensino Superior, dando palestras sobre o que é o Exército brasileiro e as suas formas de ingresso; nas escolas de ensino fundamental, nós mostraremos a importância dos cultos aos nossos símbolos nacionais, como o hasteamento da bandeira e o canto do hino nacional; teremos também a realização de atividades desportivas e culto ecumênico”, disse.
“Outro evento que é válido destacar é a retreta da nossa banda de música, que vai acontecer no Pátio Roraima Shopping, na quinta-feira, 27, as 19h30. Vai ser uma grande apresentação da nossa banda de música, com integrantes da banda da Força Aérea e também da Polícia Militar, e nós vamos aproveitar, junto a essa apresentação da banda, para fazer uma exposição de material de emprego militar”, finalizou. (M.L)