Cotidiano

Exército está com 1.200 homens combatendo crimes na fronteira

Militares estão abordando veículos e pessoas nas estradas federais que dão acesso à Venezuela e Guiana

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro iniciou, na quarta-feira, dia 25, a Operação Curare V, em que mais de 1.200 homens estão atuando no combate a crimes de contrabando e de descaminho nos mais diversos pontos de fronteira de Roraima com a Venezuela, Norte, e Guiana, Leste.

Segundo o major Castro Freitas, a operação está sob o comando da 1ª Brigada e inclui também combate a crimes ambientais e crimes no interior do Estado, intensificando a presença do Estado Brasileiro junto à faixa de fronteira, contribuindo no combate aos ilícitos. “Essa operação não se enquadra como uma ação típica de defesa. É um conjunto de ações pontuais contra os ilícitos transfronteiriços e ambientais como o narcotráfico, o contrabando, o descaminho, tráfico de armas, munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal e garimpo ilegal”, disse.
Conforme o major, somente nos dois primeiros dias de vistorias e revistas foram abordados 455 carros, 82 motos, 43 caminhões, 15 ônibus e 261 pessoas entre pedestres e ciclistas. Os resultados dos primeiros dias da operação foram a apreensão de 1,3 mil litros de combustível e 234 metros cúbicos de madeira, além de botijas de gás, motores de energia e ferramentas usadas em garimpos.    
Quanto às áreas de atuação específicas, o major disse que serão mantidas em sigilo para a manutenção do efeito surpresa, permitindo, assim, uma maior eficácia da ação. “Por questões de segurança, o Comando do Estado da Amazônia não divulga locais e a data de encerramento, até para o sucesso da operação e ter o fator surpresa”, disse.
ACISO – Paralelo ao combate à criminalidade, os militares do Exército realizaram nos dois primeiros dias da Operação Curare V atendimentos de ação cívico-social (Aciso) nas comunidades próximas onde acontecem a fiscalização. 
“Toda operação que o Exército realiza sempre tem aquele lema do ‘braço forte mão amiga’. Então, ao mesmo tempo que realiza esse tipo de operação, promove as ações cívico-sociais. Leva para essas comunidades onde eles estão atuando atendimento médico, odontológico e hospitalar”, disse o major Castro.  
Nos dois primeiros dias, foram 26 atendimentos médicos e 55 atendimentos odontológicos nas regiões que recebem a ação cívico-social. Além disso, o 1º Batalhão Logístico de Selva promoveu a manutenção da Escola Estadual Nova Canaã, no bairro do mesmo nome, que recebeu pintura e consertos na rede elétrica e hidráulica.
PARCERIA – Em Roraima, a operação tem a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal do Brasil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Ministério da Agricultura Pesca e Abastecimento (Mapa), Polícia Militar do Estado de Roraima, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do Índio (Funai ), do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAVEx) e do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel), ambos sediados em Manaus (AM). (R.R)