Cotidiano

Exército implanta Posto de Triagem para Venezuelanos

O Posto está localizado ao lado da sede da Polícia Federal

O Exército brasileiro por meio da Força tarefa ‘Operação acolhida’ criou um posto de triagem para atender os venezuelanos na capital. O início das atividades ocorreu na manhã desta segunda-feira, 24. Esse é o primeiro em Boa Vista, e está localizado ao lado da sede da Polícia Federal, na avenida Brasil. O exército já havia criado um para atendimento na fronteira de Pacaraima com Santa Elena do Uairén, na Venezuela.

O posto de recepção, identifica os venezuelanos para uma triagem inicial. De acordo com o assessor de comunicação da Força Tarefa, Major Tássio de Oliveira, o posto de triagem vai auxiliar o deslocamento dos imigrantes para conseguir seus documentos, e por fim, conseguirem participar do processo de interiorização.

“Esse caminho estava sendo dificultado, muitas vezes, eles não podem abandonar sua bagagem para resolver as burocracias. Para facilitar essa regularização, criamos esse posto de triagem e um posto de informação próximo a Rodoviária. Um apoio que nós verificamos que estava faltando e com o apoio de outras instituições conseguimos implantar esse projeto” disse.

Segundo o Major, um novo abrigo intitulado ‘Rondom 2’ está sendo montado para ser uma escala no processo de interiorização. E o ‘Rondom 3’ está sendo construído. “Nós estamos investindo e acreditando no processo de interiorização, a partir do momento em que elas são interiorizadas, se abre mais vagas em abrigos e conseguimos retirar mais pessoas com situação de vulnerabilidade” relatou.