Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostram que as mulheres em Roraima têm uma expectativa de vida média de 75 anos, superior à dos homens, que é de 68 anos. Essa tendência de maior longevidade feminina é observada em todo o Brasil, onde a expectativa de vida para as mulheres é em média 79 anos, enquanto para os homens é de 72 anos.
O estudo também revela que pessoas brancas em Roraima têm uma expectativa de vida média de 75 anos, enquanto pessoas negras e pardas apresentam uma expectativa média de 67 anos. Em comparação com o cenário nacional, a expectativa de vida para pessoas brancas é de aproximadamente 76 anos, em contraste com 71 anos para pessoas negras e pardas.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida geral em Roraima é de 71,5 anos, abaixo da média nacional de cerca de 76 anos. Fatores como violência e dificuldades no acesso à saúde influenciam negativamente a longevidade da população, sendo que o estado tem uma taxa de homicídios que está entre as mais altas do país.
No que se refere ao impacto da pandemia de COVID-19, o PNUD destaca que em 2021 o Brasil registrou uma queda na expectativa de vida, afetando especialmente as populações com menor acesso a serviços de saúde. Em Roraima, a expectativa de vida caiu 0,4 anos em relação a 2020.