Cotidiano

Expectativa é de boas vendas no natal, apesar de crise

Diretor de Relações Institucionais do CDL-RR, Fabiano de Cristo, afirmou que período natalino é esperado como um alívio para comerciantes

O período de vendas de Natal é um dos mais importantes para o comércio varejista em geral. Entretanto, um clima de incerteza paira nessa época, cada vez mais próxima, devido à atual crise financeira enfrentada em Roraima, com o atraso no pagamento dos servidores públicos e contratados de empresas terceirizadas.

Para o diretor de Relações Institucionais do Clube de Diretores Lojistas do Estado de Roraima (CDL-RR), Fabiano de Cristo, apesar da crise, ainda há uma expectativa positiva entre comerciantes para o próximo mês.

“Embora haja todo um contexto que não seja favorável, o período natalino serve justamente como uma forma de impulsionar as vendas. Não esperamos que as vendas superem o ano passado, mas esperamos que o período sirva como alívio em meio a essa crise”, explicou.

Fabiano comentou que o comércio já está passando por um período de aquecimento nas vendas com as promoções de Black Friday, e que a tendência seja de um aumento sutil de gastos em dezembro, devido às comemorações de fim de ano.

“Nós já vemos um mercado que vem aquecendo em novembro, por causa da Black Friday. E a tendência é que haja um crescimento de vendas daqui para a frente. É meio que inevitável que haja essa alavancada, pois há eventos familiares, de firmas, amigo secreto, entre outras comemorações que incentivam vendas na faixa de R$ 100,00 a R$ 300,00 por cliente”.

Como recomendação para os comerciantes em geral, o diretor de Relações Institucionais do CDL-RR destacou que é importante procurar pechinchar com distribuidores, para que haja maior incentivo a haver concorrência no período natalino, o que resulta em melhor aquecimento do mercado, mesmo que em tempos difíceis.

“Sempre indicamos aos lojistas, em primeiro lugar, a negociar e ser seletivos em relação a seus distribuidores. Pois o preço de uma distribuidora determina muito o preço final, ainda mais nessa época. Além disso, aconselhamos sempre que haja um tratamento diferenciado em relação aos funcionários, com treinamentos, e apostar em destaques temáticos nas vitrines. Coisas a mais, como contratação de temporários, vai daquilo que cada loja determinar. Geralmente esses contratos ocorrem no final de novembro, mas já sabemos que menos vagas serão ofertadas”, frisou. (P.B)