Cotidiano

Expoferr vai ser realizada em dezembro

Depois de quatro anos, Exposição Feira Agropecuária de Roraima voltará a ser organizada pelo Governo do Estado

Após cinco anos sem realizar a Exposição Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), evento tradicional no Estado, o Governo do Estado irá retomar o festejo entre de 1º a 6 de dezembro, no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado no sentido norte da BR-174, zona rural de Boa Vista. O local, que estava abandonado, passa por trabalhos de revitalização desde o início do ano.

O Parque de Exposições inicialmente passou por serviço de limpeza e reparos na parte elétrica. A partir da próxima semana, conforme o governo, será realizada a revitalização, com reforma geral da parte estrutural, elétrica, hidráulica, contemplando reforma da arena de leilão, galpões de exposição de animais, banheiros e obras de esgoto.

O titular da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilzimar Barbosa,  informou que na programação do evento está prevista a realização de cursos aos profissionais ligados ao agronegócio, organizados e desenvolvidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Realizaremos dois leilões, um de gado de corte, com cerca de 600 cabeças, e outro de gado de leite, com cerca de 100 cabeças, com data a ser definida. Outras atividades previstas são vaquejada e rodeio, com provas de montaria em touros e team penning”, disse Barbosa.

Os organizadores planejam também montar uma fazendinha com mini animais, organizada pelo Senar, que estará aberta a visitação, assim como uma área específica para a piscicultura, com tanques de peixes matrinxã, tambaqui e pirarucu, além de aquários com diversos tipos da espécie e um restaurante onde serão servidos exclusivamente pratos a base de peixes.

“Este ano, ampliamos o espaço da praça de alimentação. Serão montados dois espaços com tendas de 20x50m, onde estarão dispostas as barracas de alimentação, sendo 68 disponíveis com itens alimentícios variados nestes espaços. São 250 ambulantes previstos que serão padronizados. Além disso, em torno de 40 expositores mostrando produtos de interesse do homem do campo, como máquinas, implementos, veículos, tecnologia variada, dentre outros”, disse o titular da Seapa.

A governadora Suely Campos (PP) destacou a importância do resgate do evento. “É motivo de muita alegria poder resgatar a Expoferr, que foi um grande evento e que há mais de quatro anos não ocorria. Nós nos unimos com o corpo técnico do governo, como a Secretaria de Agricultura e Fundação Estadual do Meio Ambiente, além dos agricultores, e iremos fazer um grande evento”, disse.

Ela frisou que um dos objetivos do governo é mudar a matriz econômica do Estado. “Conseguimos um aporte financeiro com instituições bancárias, como o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia, para desenvolver a agricultura e acabar com a economia do contracheque”, declarou.