Neste sábado, 14, boa-vistenses de todas as idades são convidados a imergir dentro do universo sensorial e educacional da exposição “Ama(R)zonia: a vida em sua complexidade”, que abre as portas ao público das 12h às 18h, com entrada gratuita no histórico prédio da Intendência, localizado na Orla Taumanan.
De acordo com a professora Juliane Marques, uma das coordenadoras do projeto, a exposição vai além do conceito tradicional de mostra científica, apostando na interatividade e na ludicidade para sensibilizar o público.
“A ideia é despertar um amor endógeno pela Amazônia. Para isso, teremos atividades que vão desde o uso de óculos de realidade virtual até passeios pela biodiversidade através de jogos de espelhos e resinas”, explicou a coordenadora.
Na exposição, os visitantes poderão ouvir canto das aves amazônicas, explorar pinturas rupestres, visualizar, em realidade virtual, passeios dentro do bioma amazônico e vivenciar uma série de experiências que revelam a complexidade dos elementos bióticos e abióticos que formam o ecossistema amazônico.
“Queremos que as pessoas sintam, reflitam e compreendam a importância de nossa relação com a terra que nos abriga”, destacou Juliane.
A abertura oficial será dia 13, sexta-feira, apenas para convidados exclusivos. No dia seguinte, o público poderá conferir a riqueza da Amazônia roraimense e sua interação com o ser humano, em um espaço pensado para promover o conhecimento, a valorização e a preservação do bioma.
A exposição, que tem como objetivo despertar o amor e a consciência crítica sobre a preservação da Amazônia, é uma iniciativa interinstitucional coordenada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) e financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, com o apoio da Prefeitura de Boa Vista.