Em comemoração ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado no dia 18 de junho, o Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR está promovendo uma exposição especial com trabalhos artísticos de crianças e adolescentes. A mostra, que acontece até o final desta semana das 8h às 18h, reúne obras confeccionadas durante atividades terapêuticas conduzidas por psicopedagogas e psicólogas.
Ao todo, mais de 50 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 16 anos, participaram da exposição que visa destacar a diversidade e a individualidade dos artistas autistas. “A ideia de início foi expressar as atividades deles e o que poderiam mostrar. Queríamos enfatizar as diferenças e demonstrar que todos somos únicos”, explicou a psicóloga Erefica Santos, uma das responsáveis pelo projeto. “Usamos as fases de Picasso, que têm formas variadas, para mostrar que todos são diferentes. Isso ajudou as crianças a se sentirem confortáveis e livres para criar suas obras”, completou
Jane Lira, psicopedagoga e autora da ideia da exposição, acrescentou que a exposição não se limita ás obras de Picasso: “O objetivo é mostrar que somos diferentes, independentemente de sermos típicos ou atípicos. Além das obras do artista espanhol, temos outras artes e pinturas feitas durante as terapias.
Para Ana Lidia Mendanha, também psicopedagoga envolvida no projeto, a escolha de obras inspiradas em Picasso foi estratégica: “Pensamos na similaridade da pessoa e na face de Picasso porque ela mostra a individualidade única de cada um. Nossas crianças e adolescentes são assim, cada um mostrando sua individualidade. Produzimos as obras em grupo, o que reforçou a comunicação e a interação social, além de destacar a individualidade de cada expressão artística.”
Para os interessados em acompanhar a exposição, o prédio do TEAMARR fica localizado na avenida Santos Dumont, 1193, São Francisco.
Mais informações sobre o Centro de Acolhimento ao Autista
O TEAMARR dispõe de duas formas de funcionamento: uma para crianças/adolescentes/adultos que apresentam suspeita de TEA e outra para aqueles que já possuem diagnóstico/laudo com indicação de TEA. Deste modo, os serviços especializados para o diagnóstico de pessoas que apresentem características do Transtorno do Espectro Autista – TEA, possuem encaminhamento médico/clínico ou escolar e necessitem passar pela avaliação/investigação, como também para pessoas que busquem atendimento de terapias, ou seja, para os que já possuem laudo fechado com indicativo de TEA.
O usuário sem diagnóstico, é encaminhado para avaliação multiprofissional, na qual, será priorizada a produção de relatório multi- profissional com encaminhamento para o médico neurologista e/ou psiquiatra.
Os usuários com diagnóstico/laudo, também passarão por avaliação multiprofissional de acordo com as demandas identificadas em seu encaminhamento, e serão acompanha- dos por terapeutas ABA/DENVER e atendi- dos pelos assistentes terapêuticos, treina- dos e supervisionados por terapeuta super- visor em ABA/DENVER.
Em caso de adolescentes e adultos, os acompanhamento são realizados com uma equipe multipro- fissional formada por psicólogas que atuarão com terapias individuais, em grupo, arte terapia, rodas de conversa, como também com profissionais de outras áreas do neuro- desenvolvimento.
Além disso, o TEAMARR também atua com a capacitação e formação de pais e/ou responsáveis e de profissionais de todas as áreas de formação, na capital Boa Vista e no interior do Estado de Roraima
Horário de funcionamento: 8h às 18h.
Endereço: avenida Santos Dumont, 1193, São Francisco.
Telefones: 99164-1475 ou 98428-6565