Cotidiano

Exposição de 'nudes' gera polêmica na UFRR

O Curso de Artes Visuais não tinha autorização do Colégio para expor as obras aos estudantes do ensino fundamental e médio e os pais ficaram revoltados

Uma exposição com cartazes e fotografias ilustrando pessoas nuas gerou polêmica no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

A exposição de “nu artístico”, idealizada por acadêmicos do curso de Artes Visuais, foi afixada na manhã de ontem, 13, no corredor da unidade de ensino, ficando visível a crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio da instituição. 

Por conta da repercussão negativa por parte dos pais dos alunos, a coordenação do Colégio mandou retirar os cartazes. “Foram colocados alguns cartazes de mulheres e homens nus. Quando vi pedi que fossem retirados, porque nós como gestores devemos zelar pela integridade dos alunos”, disse o coordenador, Everton Santos. 

Conforme ele, o Curso de Artes Visuais não tinha autorização do Colégio para expor as obras. “Participei de uma reunião antes dessa exposição e não tinha autorizado justamente para evitar esse tipo de problema, por isso pedi que retirassem. Entendo que precisamos trabalhar a questão da sexualidade, mas nem todos os pais concordam com determinadas ações e isso deve ser respeitado”, afirmou. 

A decisão de retirar os cartazes gerou polêmica nas redes sociais, onde professores do Curso acusaram a instituição de ensino de censura. “Fizemos uma exposição artística de fotografia. Eram nus artísticos e não tinha nada de explícito. Foi um olhar diferenciado em relação ao que é nu”, alegou a professora responsável pela exposição, Leila Baptaglin.

UFRR- A reportagem questionou a Universidade Federal de Roraima (UFRR), se a instituição autorizou a exposição com fotos de pessoas nuas no corredor do Colégio de Aplicação, mas, até o momento, não obteve retorno.