O Dia Nacional do Turismo é comemorado em 8 de maio. Para celebrar a data, o Governo de Roraima, por meio da Seplan (Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento) e instituições parceiras, lança a exposição fotográfica itinerante #visiteRORAIMA. A programação estará aberta para visitação ao público no sábado, 8, a partir das 9h, no Foyer do Sesc e Senac – sede administrativa do Centro de Boa Vista.
A mostra reúne 20 atrativos turísticos situados em diversos municípios do Estado de Roraima, desde a capital Boa Vista até comunidades indígenas. Conforme o secretário de Planejamento, Emerson Baú, o intuito, além de homenagear a data, é evidenciar as potencialidades do turismo roraimense.
“Queremos que a comunidade conheça melhor a sua própria região, visite os recursos naturais do nosso Estado, conheça os diversos produtos que o nosso turismo oferece, além de proporcionar o aquecimento da nossa economia, principalmente nesse momento de pandemia. A exposição vem exatamente com essa missão: convidar todos os roraimenses para que #visiteRORAIMA”, frisou Baú.
Conforme o diretor do Detur (Departamento de Turismo), Bruno Muniz de Brito, a exposição é fruto de um trabalho realizado em parceria com o movimento Supera Turismo Brasil – organização criada em função da retomada das atividades turísticas durante a pandemia. Com o objetivo de contribuir com as ações de resgate e promoção do turismo local, o movimento enviou uma equipe de comunicação ao Estado com o objetivo de construir peças de divulgação dos atrativos de Roraima.
“Vieram para cá o Lucas Ramos e a Rosiane Mendes. Eles visitaram a nossa Serra Grande; o cartão postal do município de Amajari, o Tepequém; o nosso rio Branco, dentre vários pontos turísticos. A ideia era divulgar Roraima durante uma semana pelas plataformas do movimento Supera Turismo. A repercussão foi tão boa, que logo eles também criaram a exposição Visite o Brasil, com fotografias de várias regiões brasileiras e nossas fotos também compuseram esse trabalho. Foi a partir daí, que pensamos em trazer a exposição para Roraima, como forma de prestigiar a data e enaltecer nossos produtos”, disse Bruno.
Um grande destaque dessa mostra, por exemplo, é o Lago do Robertinho, que é um produto turístico da área rural de Boa Vista. Um lago, voltado para práticas de lazer. Lá, o turista encontra várias modalidades de esportes, além de um espaço para gastronomia e também chalés para pernoite.
“O Lago do Robertinho fará parte da exposição e merece nosso destaque, por ser um dos grandes produtos do turismo do nosso Estado, que tem recebido turistas de vários lugares e até de outros estados, além de contribuir com o desenvolvimento da economia local”, destacou Bruno.