FAB aponta falta de comunicação da aeronave antes da queda em Vinhedo

A aeronave deixou de responder ao controle às 13h21, e o SALVAERO foi acionado após a perda de contato radar, encontrando o avião em um condomínio.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na tarde desta sexta-feira (9), um avião da Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, causando a morte de 62 pessoas que estavam a bordo. A aeronave, um ATR 72-500 de matrícula PS-VPB, havia partido de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP).

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), que emitiu uma nota oficial por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, às 13h21, a aeronave deixou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo. Nenhuma emergência foi declarada e não houve relato de condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22, um minuto antes da queda.

O DECEA informou que, ao perceber a perda de comunicação, o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) foi acionado às 13h26. A aeronave acidentada foi encontrada dentro de um condomínio em Vinhedo, onde colidiu com algumas residências.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo já havia confirmado que a queda do avião ocorreu na Rua Edueta, por volta das 13h25. Dados do portal FlightRadar24 indicam que o voo decolou de Cascavel às 11h56 e estava a 17.200 pés de altitude um minuto antes do acidente.

As investigações sobre as causas do acidente continuam, com a FAB e outros órgãos competentes empenhados na apuração dos fatos. Não há informações de sobreviventes, e as autoridades seguem trabalhando no local para o resgate das vítimas e na análise da área atingida.

Aerporto de Boa Vista presta solidariedade

O Aeroporto de Boa Vista emitiu uma nota de pesar pelas vítimas do acidente.

Reproduçãp/Redes Sociais