Cotidiano

Faculdade lança linha de crédito para alunos de graduação

A iniciativa em parceria com Pravaler, oferece aos alunos da Estácio Atual metade do valor da mensalidade sem juros

Uma onda de incerteza com relação ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Governo Federal tem deixado os universitários apreensivos quanto à conclusão do curso de graduação. Diante dessa situação, a faculdade Estácio passou a oferecer em todo o Brasil uma alternativa para alunos novos e veteranos de cursos de graduação presencial (com exceção de Medicina): o crédito universitário ‘Pravaler’, considerado o maior programa privado do gênero do país.
A principal vantagem é que a Estácio vai subsidiar os juros para o aluno que escolher o Pravaler, de modo que ele pagará o valor total do curso, corrigido apenas pela inflação do período, ao longo do dobro de tempo de duração de sua graduação. Cada mensalidade é dividida em duas parcelas iguais e o aluno paga metade da mensalidade por mês. 
Em um curso de Administração presencial, por exemplo, de quatro anos de duração e mensalidade de R$ 750,00. Com o Pravaler, o aluno paga R$ 375,00 ao longo do curso e o restante depois de formado, por mais quatro anos, com os juros subsidiados pela Estácio.  
“Os juros serão pagos pela própria instituição. Isso foi possível porque a Estácio entende que, com o programa sem juros, é possível aumentar o acesso ao ensino superior e garantir que os alunos escolham o curso que realmente desejam. Com a parceria Estácio e PRAVALER, nossos alunos podem pagar a faculdade com uma mensalidade que cabe no bolso e estudar ainda neste 1º semestre de 2015”, explica Rafael Baddini, diretor de marketing da Ideal Invest, empresa gestora do Pravaler.
Para contratar o financiamento, o aluno precisa atender três pré-requisitos: ter um garantidor com renda a partir de um salário mínimo e comprovar renda mínima de duas vezes o valor da mensalidade (uma composição com base na soma das rendas do garantidor e do aluno, sendo que o aluno pode não possuir renda alguma). Além disso, aluno e garantidor não podem ter restrições de crédito no SPC e Serasa.
Cumpridas estas exigências, o procedimento é simples: o aluno preenche um cadastro no site do Pravaler (www.creditouniversitario.com.br), que analisa o crédito na hora. Na sequência, a Estácio avalia os alunos pré-aprovados e faz a confirmação dos dados acadêmicos. O aluno imprime o contrato no site do Pravaler e envia pelos Correios para o endereço indicado pelo Pravaler.
Para Alexandre Ferraz, diretor executivo de Marketing da Estácio, a parceria com o Pravaler evoluiu rapidamente nas últimas semanas diante da grande crise que se instalou no setor com as mudanças anunciadas pelo governo para o FIES, que pegaram todos de surpresa: alunos, professores e instituições de ensino. 
“O compromisso da Estácio com seu aluno só aumentou diante de todo este cenário de incerteza e desinformação sobre os rumos do FIES. Por isso agimos rápido para oferecer uma alternativa segura, simples e acessível”.
Fonte: Estácio Atual