Trabalhadores que precisam agendar serviços na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Roraima (SRTE-RR), especificamente para a solicitação de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), quer seja para brasileiros ou estrangeiro, denunciam que não estão conseguindo completar o agendamento eletrônico prévio no site www.trabalho.gov.br, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),com link para o Município de Boa Vista.
Leitores da Folha explicaram que a mais de uma semana tentam agendar e não conseguem. “No site só informa que ‘o serviço não está disponível para agendamento nesse município’. E que ‘o trabalhador é aconselhado a se dirigir a unidade do Ministério mais próxima ou ligar na Central Alô Trabalho, no número 158, para informações’, mais nada”, disse o usuário José Florêncio.
O usuário Luiz Aldir Ferreira de Araújo disse que procurou agendar pelo site a renovação de sua Carteira de Trabalho, como não conseguiu, foi à sede do órgão, que segundo ele, estava lotado, e teve que voltar outro dia.
“Disseram que era por hora de chegada, mas já tinha muita gente na fila e desisti. Vou voltar outro dia”, disse.
A reportagem da Folha entrou no site e comprovou a reclamação do denunciante. Junto a Central 158, a atendente repassou a mesma informação, que o serviço não está disponível e que é preciso se dirigir a unidade do Ministério do Trabalho, localizado na avenida Major Williams, 1549, no Centro, para tentar realizar o agendamento para, só então, conseguir atendimento.
OUTRO LADO – À Folha, o chefe do Setor de Serviço de Políticas e Trabalho da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Roraima (SRMTE/RR), Péricles Ferreira, informou que o problema no sistema de agendamento persiste há quase dois meses e aconteceu devido à reforma estrutural no prédio da sede do órgão.
“Neste período de reforma ficamos sem acesso ao sistema e as equipes que trabalham na emissão de carteira de trabalho e do seguro desemprego foram fazer atendimento em outro local. Neste período, o atendimento está sendo por ordem de chegada, mas voltaremos a trabalhar pelo agendamento já nesta quinta-feira, dia 2 de maio”, afirmou.
Péricles destacou que mesmo sem agendamento, todos os usuários que procuraram a SRMTE/RR foram atendidos pela ordem de chegada.
“Nesse período mantivemos nosso atendimento para tirar a carteira de trabalho, tanto para brasileiros como para estrangeiros tanto na nossa sede, como no posto próximo a Policia Federal, apenas para estrangeiro, no Sine (na Setrabes) somente para brasileiros, e mais três agências de atendimento no interior do Estado, em Caracaraí, São Luiz do Anauá e Rorainópolis, que atende a brasileiros e estrangeiros”, explicou (R.R)