Pela segunda vez em menos de 15 dias, a população de Boa Vista amanheceu sem água nas torneiras. Desta vez o problema foi causado por um cano que estourou na sede da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer), no bairro São Pedro, zona Leste. No dia 31 passado, os boa-vistenses ficaram sem água no período da manhã devido a uma peça queimada em um transformador na estação de tratamento.
Os bairros das zonas Norte e Leste foram os mais afetados ontem. A empresária Ivett Brash, proprietária de um mercado no bairro Aparecida, zona Norte, relatou que percebeu a falta d’água nas primeiras horas da manhã, quando abriu o chuveiro para tomar banho. “É horrível ficar sem água, não dá para tomar banho, não dá para fazer comida, lavar louça, entre outras coisas”, disse.
O funcionário público Diego Brito, também morador do bairro Aparecida, informou que o problema não foi maior porque em sua residência existe o costume de armazenar água em baldes. “Quando minha esposa acordou para tomar banho, ela percebeu que não havia água. Para nossa sorte, tínhamos baldes cheios no banheiro”, disse. “Tenho filhos pequenos e eles precisam beber água e tomar banho. Esse racionamento atrapalhou, eles ficaram inquietos”.
No bairro São Francisco, também na zona Norte, a estudante Juliana Silva informou que o problema foi percebido nas primeiras horas da manhã quando ela se levantou para lavar louça. “Quando liguei a torneira da pia, não tinha água. Tentei pegar nas torneiras mais baixas e não veio nada”, frisou.
No bairro São Pedro, uma empregada doméstica, que preferiu não se identificar, informou que a residência onde trabalha estava sem água desde as 5h. “Estou sem fazer nada, pois preciso de água para realizar a maior parte do meu trabalho”, disse.
A coordenação de uma escola de idiomas no bairro São Francisco informou que, como a instituição não previa o corte no fornecimento, os alunos compareceram para as aulas. “Para não deixar os alunos com sede, compramos garrafões de água. Como a maioria é criança, não podíamos deixá-las com sede”, explicou.
ZONA OESTE – O corte também afetou os moradores da zona Oeste. A professora Fátima Martins, moradora do bairro Centenário, informou que teve que tomar banho na casa de familiares. “Eu não poderia faltar o trabalho, mas também não iria sem tomar banho. Telefonei para uma tia, que mora no Caranã,e ela disse que tinha água em casa. Peguei minhas roupas e fui para lá”, relatou.
O funcionário público Agenor Paiva, morador do bairro Pintolândia há três anos, disse que acordou cedo para tomar banho e que a água no chuveiro estava fraca. “Na metade do banho a água acabou. Ainda bem que estava quase para terminar e tirei o resto do sabonete com a toalha”, disse.
CAER – A assessoria de comunicação da Caer informou que o problema foi ocasionado por um cano de 400 milímetros que estourou na sede da empresa, no bairro São Pedro. Uma equipe da companhia substitui a peça e o problema foi solucionado somente no início da tarde. (I.S)
Cotidiano
Falta de água atormenta a cidade de novo
Bairros das zonas Leste e Norte foram os mais atingidos, mas moradores de bairros da zona Oeste também relataram problema no abastecimento