Sem água desde a última segunda-feira (1º), moradores da região abastecida pelo Centro de Reservação e Distribuição (CRD) da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), no bairro São Pedro, têm recorrido a alternativas, como a compra de garrafas d’água em supermercados.
Alguns dos moradores evitam usar a água, armazenada em caixas d’águas, para o próprio consumo, visando a economia. É o caso do contador Jucie Silva, de 40 anos, morador do Caçari.
“A gente fica preocupado, porque o meu filtro em casa é de torneira e aí a gente tá comprando água potável pra poder consumir, pra não ter que ficar usando a água da caixa, por economia”, relatou.
A servidora pública Marleide Barbosa, de 55 anos, mora no mesmo bairro do CRD e revelou se preocupar com o pai idoso de 79 anos, que precisa de cuidados especiais. “Estou vindo aqui comprar água pra gente poder beber e cozinhar. A gente tem caixa, mas ela só dá mesmo pra lavar louça e usar nos banheiros, pra consumo não dá”, explicou.
Clientes esvaziam estoque de supermercado
Um supermercado do bairro Paraviana, por exemplo, não tem mais garrafas de água de dois litros para vender no momento. Segundo a gerente Leda Magalhães, de 46 anos, o aumento da procura está relacionado diretamente com a falta d’água nos bairros adjacentes.
“Tem aproximadamente três dias que a procura tem sido mais forte por todo o tipo de água, de dois litros, 20 litros, gelada, quente”, relatou.
Em outro supermercado, localizado no São Pedro, os clientes compraram quase todos os garrafões de 20 litros.
Água deve voltar ainda esta manhã
O presidente da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), James Serrador, disse acreditar que o abastecimento de água será normalizado em até três horas. Os bairros São Pedro, São Francisco, Aparecida, Bairro dos Estados, Caçari, Paraviana, 31 de Março, Parque Caçari, River Park e Centro chegaram ao terceiro dia sem água.