Após as constantes denúncias de pais que levaram os filhos ao Hospital da Criança Santo Antônio nos últimos dias, relatando que apenas um médico estaria atendendo na unidade, a Prefeitura de Boa Vista informou à redação da FolhaBV, que está ciente da situação e atribuiu o problema à falta de adesão de médicos aos processos seletivos emergenciais feitos pelo Executivo Municipal.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde está ciente e tomando todas as medidas necessárias e cabíveis para resolver essa situação no único hospital infantil, que atende não somente municípios próximos, mas países vizinhos e outros estados. De janeiro até novembro deste ano, o Hospital da Criança Santo Antônio fez mais de 62 mil atendimentos na urgência e emergência.
Somente esse ano, a gestão realizou quatro processos seletivos emergenciais, além de convocações do último concurso público em vigência para contratação de médicos clínicos e especialistas e outros profissionais para reforçar não somente os atendimentos no hospital, mas em toda a rede municipal de saúde, porém há pouca adesão dos profissionais.
A gestão implantou recentemente o projeto “Azul e verde”, que na classificação nacional de prioridades são as menos urgentes e que podem ser resolvidas em uma unidade básica de saúde. O hospital tem orientado e sensibilizado pais e responsáveis quanto à busca de atendimento nas UBS e caso aceitem, são agendados com dia e horário de atendimento na UBS mais próxima de sua casa.