Cotidiano

Falta de semáforos é um dos grandes problemas do trânsito de Boa Vista

Estudo identificou 25 pontos que possuem congestionamentos e acidentes de trânsito, além de semáforos obsoletos

Há muito se fala sobre a caótica situação do trânsito na Cidade. Em alguns cruzamentos de vias de tráfego intenso, a situação é crítica devido à falta de semáforos. Na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, exatamente em frete ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o semáforo  há tempos está com defeito, obrigando os pedestres a arriscarem-se correndo pela faixa,  porque nem todos os condutores param. 
Além disso, a falta de sinalização no cruzamento das avenidas Mário Homem de Melo e Imigrantes, zona Leste, tem causado muitos acidentes graves. Outra via com bastante movimento e pouco sinalizada é a avenida Princesa Isabel, onde só existe um semáforo quase no final da via, no cruzamento com a avenida Nossa Senhora de Nazaré.
No final de semana passado, a prefeita Teresa Surita (PMDB) anunciou a instalação de 100 semáforos com temporizadores e câmeras de vídeo, que visam reduzir as infrações de trânsito da Capital, combater os altos índices de acidentes no trânsito e regularizar a situação de dezenas de semáforos que estão com mau funcionamento, causando transtornos a motoristas e pedestres.
A implantação dos semáforos deverá ocorrer em até 90 dias. Conforme a prefeita, os novos equipamentos vão possibilitar a substituição de quatro rotatórias, a exemplo do cruzamento da avenida Major Williams com a avenida Ville Roy, que devem ganhar sinaleira até o fim deste mês.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) informou que para a implantação da sinalização, foi realizado um estudo e identificado 25 pontos que possuem congestionamentos e acidentes de trânsito, além de locais onde o semáforo está obsoleto, ou seja,  não estão mais funcionando ou com defeito.
A SMST destacou que esses locais foram identificados como prioridades. “Além disso, será realizada a troca de lâmpadas incandescente pelo sistema de led em outros 26 pontos. Um sistema de inteligência vai monitorar o tempo de todos os semáforos da cidade por 24 horas”, disse a secretaria em nota. 
Foi destacado ainda que o empenho para aquisição dos equipamentos já foi feito e o contrato vai seguir o cronograma do fornecedor para substituição e implantação destes locais.
Conforme a SMST, a medida vai diminuir a violência no trânsito, uma das maiores preocupações do poder público atualmente, sobretudo em Boa Vista, onde a medida vai tocar no ponto mais eficaz para conter a imprudência no trânsito: o bolso do motorista. A multa por avançar o sinal vermelho do semáforo é de R$ 191,54.
Outras medidas anunciadas pela PMBV foi o convênio que prevê a construção de quatro pontes, 750 abrigos simples de ônibus, 100 abrigos climatizados de ônibus. Além disso, haverá a reforma do miniterminal Luiz Canuto Chaves, no bairro Buritis, e a implantação de 44 quilômetros de ciclovias. (JL)