Cotidiano

Faltam insulina e fitas para testagem

Pacientes afirmam que estão há cerca de 15 dias esperando o medicamento chegar nas farmácias dos hospitais

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Roraima denunciaram que alguns medicamentos para o controle do diabetes deixaram de ser entregues nas farmácias dos hospitais do Governo do Estado. Segundo um grupo de usuários que procurou a Folha, estão faltando insulina e fitas para medir a glicose em pacientes que recebem atendimento nas unidades de saúde do Estado.
“Eles sempre dizem que está faltando e que o estoque será reabastecido na próxima semana. Só que já faz mais de 15 dias que estamos esperando e esse medicamento nunca chega”, disse um dos integrantes do grupo. “Não podemos ficar sem tomar os medicamentos e temos condições de comprar”.
A Folha consultou uma servidora da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que confirmou que as farmácias do Estado estão desabastecidas de medicamentos para diabéticos e também para hipertensos, como também informou que não tem como fazer os testes de glicose em pacientes. “Isso piora ainda mais a situação do diabético, que fica sem fazer o acompanhamento do nível de glicose”, afirmou.
GOVERNO – Em nota, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou que as fitas para medir a glicose continuam disponíveis para os pacientes atendidos nas unidades de Saúde do Estado. Quanto à insulina Lanthus, disse que a gestão anterior deixou a rede estadual de saúde praticamente desabastecida de todos os tipos de medicamentos. 
No entanto, o governo afirma que o medicamento consta na lista de aquisição tanto no processo licitatório emergencial quanto no anual do Estado para abastecimento das unidades de saúde.
Até que a licitação seja concluída, e para que o paciente não tenha o tratamento prejudicado, a Coordenação-Geral de Assistência Farmacêutica dispõe de outro tipo de insulina que substitui e tem o mesmo efeito. (R.R)