Familiares e amigos do estudante universitário Rodrigo Modesto, de 22 anos, iniciaram uma campanha nas redes sociais para arrecadar doações que possam colaborar com os custos do tratamento do jovem, que foi diagnosticado com Linfoma Não Hodgkin, um tipo raro de câncer que afeta o sistema linfático.
O jovem está em tratamento em um hospital particular de São Paulo, mas a estadia lá é cara. “O médico encaminhou a gente aqui para São Paulo para fazer o tratamento aqui porque não tinha como fazer em Boa Vista por conta do meu tipo de câncer. O custo aqui é muito alto, não temos família aqui e estamos morando de aluguel em um apartamento. Estamos tendo que arcar com esses custos, mas estamos sem condições”, contou.
Ele relatou que a doença foi diagnosticada por acaso após ter machucado o ombro em uma partida de futebol. “Fiquei abalado quando descobri, porque agora que faz um ano que meu padrasto morreu de câncer. Eu tenho que fazer quimioterapia de três em três semanas, já fiz duas sessões e ainda restam duas. Ao final dessas quatro sessões, se estiver regredido o tumor, farei a radioterapia e volto para Boa Vista”, disse.
A mãe de Rodrigo, a funcionária pública Natalie Modesto, comentou que mesmo após encerrar o tratamento, o filho terá que voltar a São Paulo a cada três meses. “A médica falou que não iria precisar de cirurgia, apenas a quimioterapia e a radioterapia. Estamos divulgando a situação dele na internet e as pessoas estão nos ajudando, porque o que eu ganho não dá para arcar com os custos”, relatou.
Comovidos com a situação, um grupo de estudantes decidiu raspar o cabelo como forma de homenagear e apoiar o amigo. “Foi difícil para nós quando descobrimos que ele estava com câncer. Quando ele raspou a cabeça, um dos nossos amigos veio com a gente e deu a ideia de rasparmos a nossa também para dar uma força a ele. Acho que era o mínimo”, disse o estudante Gabriel Veloso.
Além de ficarem carecas, os amigos passaram a divulgar a necessidade de doação. “Quando dá, estamos fazendo doações e organizando rifas para arrecadar mais dinheiro. Um dos nossos amigos está vendendo doces para depositar o dinheiro arrecadado na conta dele. Essa foi a maneira que encontramos para tentar ajudar, ainda mais que ele está em São Paulo e estamos mostrando que não esquecemos dele”, frisou.
Para quem quiser colaborar com qualquer quantia em dinheiro, os familiares do estudante disponibilizaram uma conta para receber as doações: Caixa Econômica. Agência 3588. Conta 04255-0 Poupança: variação 013. (L.G.C)