
A família da paciente Maria Pereira da Silva de Sousa entrou em contato com a Folha BV para denunciar a demora em uma definição sobre o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) que ela aguarda para a remoção de um tumor.
Ela estava internada no Hospital Geral de Roraima (HGR) e foi mandada para casa para esperar pelo TFD de uma microcirurgia para tumor intracraniano. A paciente aguarda desde outubro do ano passado pelo TFD e diz que não obteve respostas sobre a situação.
Ainda conforme o relato dos familiares, o caso de Maria se agrava a cada dia, inclusive ela já teria perdido alguns movimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resposta
Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que segue aguardando da Central Nacional de Tratamento Fora de Domicílio a liberação de vaga em unidade do Sistema Único de Saúde para atendimento de demanda de Microcirurgia para Tumor Intracraniano com técnica complementar da paciente Maria Pereira da Silva de Sousa.
De acordo com setor de Tratamento Fora de Domicílio da Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle, a paciente passou por Junta Médica no dia 20 de dezembro, sendo solicitada vaga para a regulação de Brasília e Rede Sarah.
A pasta destacou ainda que a liberação de TFD é feita mediante a disponibilidade de vaga em unidade na rede SUS em outro Estado.