Cotidiano

Família denuncia descaso em atendimento de paciente com câncer

Segundo o irmão do paciente, além de faltar assistência e medicamentos, o irmão ainda chegou a ser dado como morto mesmo estando vivo

Francisco da Silva Serrão procurou a Folha para denunciar que seu irmão, de 37 anos, está desde o dia 1º de julho internado no Bloco C do Hospital Geral de Roraima (HGR) com câncer e vem sofrendo com o abandono, falta de assistência e de atenção, que ele classificou como desumanos. 

Serrão contou que o irmão está em fase terminal, mas que ainda está vivo e mesmo assim chegou a ser dado como morto por uma médica que ele não soube identificar pelo nome.“Chegou ao ponto que no domingo pela manhã uma doutora me chamou com meu pai, antes que entrasse no bloco, e nos disse que ele havia falecido e depois já fui direto comprar o caixão e providenciar o sepultamento e quando voltei e fui ver meu irmão ele estava suspirando, vivo”, disse, sem, no entanto, informar o nome da doutora. “Ela não me entregou nenhum documento de óbito, apenas disse que ele havia falecido”, afirmou.

Ele citou que o sofrimento maior é a falta de medicamentos, como a morfina, tramol e até dipirona, além da ausência de enfermeiros para fazer a assepsia diária no paciente, e pede providências. 

“Pedimos respeito pelo paciente. A família é que está arcando com as despesas para a compra de medicamentos que faltam. Eu que fico 24 horas com ele e estou fazendo a higienização do meu irmão e como o câncer estourou as vísceras, elas estão expostas e tenho que colocar de volta para dentro todos os dias”, disse. “E já presenciei troca de comida e até de medicamentos. Tenho que ficar atento a tudo”, afirmou.

Ele citou que os médicos que o atendem apenas dizem que nada podem fazer. “Ele não está tendo a atenção que é para ter. Peço orientação e os médicos só me dizem que ele está falecendo”, disse. 

Ele citou que já procurou a direção do hospital para pedir ajuda, mas que não há respostas. “Já procurei a coordenação de enfermagem, a diretoria do HGR, a administração do HGR, mas eles nunca se encontram ou mandam dizer que não estão, nunca tem ninguém para atender”, disse. 

OUTRO LADO – Em nota, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informa que o HGR (Hospital Geral de Roraima) mantém uma equipe que está disponível 24 horas para atender os pacientes da Oncologia, bastando ser acionada. “O referido paciente está sendo acompanhado pelo setor de Cirurgia Geral e não pelo de Oncologia. Os familiares que se sentirem de algum modo prejudicados em relação ao serviço prestado, podem procurar a Direção-Geral ou a Ouvidoria, durante a semana, e nos fins de semana, a Direção Administrativa da unidade, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis para cada situação. Essa formalização é uma garantia para o cidadão exigir seus direitos, além de possibilitar que a gestão tome conhecimento e adote as medidas necessárias”, afirmou.

Sobre o quadro de saúde dos pacientes, a Sesau esclareceu que, respeitando o direito à privacidade, as informações são restritas aos pacientes e aos familiares.