Cotidiano

Família inova com produção de café selecionado em Pacaraima

O café arábica é considerado especial por ter grãos cuidadosamente selecionados e sabor mais leve do que o comum. 

Uma família de quatro pessoas de Pacaraima passou a produzir e comercializar café do tipo arábica 100% artesanal e natural em terras indígenas.
O café produzido pela família é considerado especial por ter grãos cuidadosamente selecionados e sabor mais leve do que o comum.  

O casal Nerci Lima e Itamar Calleri, juntamente com os filhos iniciou a plantação através de sementes de café da região há cerca de 4 anos, mas somente em 2021, um conhecido da família levou os grãos para um especialista da área que se interessou pelo produto e incentivou o início das vendas. 


Nerci Lima e filho Gabriel Henrique em evento de exposição do café (Foto: Arquivo Pessoal)

O café passou a ser visto pela família como uma fonte de renda e cada membro assumiu uma função para a elaboração do produto final. O plantio, a colheita, processamento, produção, venda, marketing e todos as mais etapas para o resultado final são feitas pela família. 

“Atualmente nós temos 230 plantações e a nossa variedade é a Miang, nome da região que moramos. Estamos cada vez mais indo atrás de conhecimento para poder beneficiar o café da melhor maneira possível para que tenhamos um produto de qualidade e gourmet”, contou Ana Karoline Calleri, de 21 anos. 

As embalagens são personalizadas e os produtos estão sendo vendidos em Roraima e quando há possibilidade, são exportados para o Brasil e até para o exterior. Os produtos estão disponíveis para a venda, os interessados em adquirir podem entrar em contato pelo número (95) 99130-1553. 

CAFÉ ARÁBICA

Coffea arabica é uma espécie de café natural da Arábia ou da Etiópia, supostamente uma das primeiras espécies de café a ser cultivada. A espécie Coffea arabica produz cafés de qualidade, finos e requintados, e possui aroma intenso e os mais diversos sabores, com inúmeras variações de corpo e acidez