Cotidiano

Família que aguardava há 18 anos recebe título definitivo

Outros 229 agricultores dos assentamentos Nova Amazônia e Sumaúma vão receber os títulos definitivos do lote

O casal de agricultores Luiza Conceição de Sousa e Raimundo da Conceição recebeu hoje, das mãos do presidente Jair Bolsonaro, o título definitivo do lote 298, da vicinal 1, do projeto de assentamento Nova Amazônia, localizado na zona rural de Boa Vista, medindo 27,7 hectares. 

Raimundo Conceição foi vaqueiro da Fazenda Bamerindus, que deu origem ao assentamento Nova Amazônia. Ele esperou 18 anos para ter o título de propriedade da terra e comemorou. 

“A gente fica feliz que faz 18 anos que a gente está ali, em cima daquela terra, esperando o título para ter independência. Foi com o suor do nosso trabalho na terra que formamos nossos dois filhos em medicina veterinária”, disse o assentado que sabe escrever apenas o próprio nome. 

No lote, o casal cria gado, cavalo, carneiro, porco e galinha e com o título definitivo em mãos pretendem buscar financiamento bancário para ampliar a produção.

Após receber o título, Raimundo Vaqueiro pediu para falar e o presidente quebrou o protocolo e liberou o microfone para o assentado. Ele agradeceu o documento e pediu respeito aos agricultores familiares de Roraima. 

Outros 229 agricultores dos assentamentos Nova Amazônia e Sumaúma (Mucajai) vão receber os títulos definitivos do lote. Segundo o superintendente do Incra em Roraima, Antônio Adesson Gomes dos Santos, a entrega ocorrerá nos próximos dias, nos assentamentos. “Também vamos dar continuidade a essa entrega simbólica de documentos da terra com a entrega de mais 750 Contratos de Concessão de Uso (CCU) para produtores de todos os assentamentos do Estado”, anunciou.