Cotidiano

Família que perdeu tudo em incêndio ganha casa nova

Cerca de 20 guardas da Romu fizeram um mutirão para iniciar as obras da nova residência

Os filhos e netos da aposentada Rosima Araújo receberam na quinta-feira, 31, a entrega simbólica de uma nova residência para a família. Os familiares perderam a casa em um incêndio ocorrido no bairro Alvorada, em outubro do ano passado.

A ação foi coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM). Cerca de guardas da Ronda Ostensiva do Município (Romu) fizeram um mutirão e deram início à construção.

Juntos, eles doaram e coletaram material de construção, areia, cimento, telha, barro e se revezaram para que a obra não parasse. Na quinta-feira, 31, eles fizeram a entrega simbólica da casa para a família.

A entrega foi antecipada, mesmo sem o término completo da obra, por conta da situação de risco que a família estava considerando que eles estavam vivendo no quintal da residência e sem condições de conforto e segurança.

Anjos da Guarda

“Já fizemos outras ações desse tipo. Primeiro foi uma casa no bairro Senador Hélio Campos, em 2013, que também pegou fogo. Em seguida foi outra no Pérola, no início desse ano. E agora estamos trabalhando na casa da do Rosimar. Em 2014 também construímos um quarto para o menino Gabriel que precisava ter um local adequado para sair do hospital e dar continuidade ao seu tratamento. É muito gratificante poder ajudar o próximo, nós também ganhamos muito com isso”, disse o inspetor Murilo, da Guarda Municipal.

Para dona Rosimar, a atitude dos guardas chegou na hora certa, pois de acordo com ela, a família não tinha condições de reconstruir a casa. No total, oito pessoas residem no local e cinco são crianças. “Foi um benção de Deus esses guardas terem vindo aqui e fazer tudo que estão fazendo por nós. Não sei o que faríamos sem a ajuda deles, pois não tínhamos condições nenhuma de construir a casa novamente. Nem consigo expressar o tamanho da minha felicidade”, frisou.

O incidente com a casa ocorreu no dia 19 de outubro, durante a madrugada. Um curto-circuito na rede elétrica atingiu o ventilador de um dos quartos, fazendo com que o fogo se alastrasse até atingir outros cômodos. A nova casa da família é mais ampla e tem uma estrutura nova.

“Vamos continuar os serviços até que a casa esteja em total condições de oferecer um pouco de conforto para a família. Agora vamos trabalhar no acabamento”, concluiu Murilo.

Com informações da PMBV