Embora o Governo do Estado tenha anunciado a entrega de 10 mil uniformes para reeducandos do sistema prisional, e o Ministério Público de Roraima (MPRR) tenha doado mais 5 mil uniformes, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) divulgou nesta sexta-feira, 20, uma lista pedindo que familiares dos detentos doem fardamentos.
No comunicado, a Sejuc também pede itens de higiene, que deverão ser entregues da próxima segunda a quarta-feira ( 23, 24, e 25 de agosto) na unidade prisional.
A lista solicita: creme dental, escova de dente, desodorante em creme, sabonete liquida, sabão em pó, detergente neutro, água sanitária, camiseta manga curta na cor laranja, bermuda na cor laranja, sandália da marca Haviana, cueca, copo de plástico, colher de plástico.
Em nota, a Sejuc informou chegou a contratar uma empresa, mas que não houve continuidade no fornecimento.
“A Secretaria de Justiça e Cidadania esclarece que em 2020 foi feita a adesão a uma ata de registro de preços para aquisição de kits de higiene destinados aos reeducandos do sistema prisional de Roraima.
Com a adesão, foi firmado o primeiro contrato que resultou na entrega de kits com itens de higiene pessoal. O material foi entregue e distribuído aos reeducandos.
Em 2021, a Sejuc iniciou as tratativas para um novo contrato e a empresa fornecedora recusou a proposta por considerar a oscilação de preços para mais durante a pandemia de covid-19.
Dessa forma, para não deixar a população carcerária desassistida, foi editada uma portaria autorizando aos familiares o ingresso no sistema com kits de higiene pessoal até que se formalize um novo contrato para compra direta com a empresa. Ainda há kits de uniformes disponíveis aos reeducandos.