Cotidiano

Familiares denunciam que Samu se recusou a levar paciente ao HGR

Mesmo a paciente tendo diagnóstico positivo para Covid-19 e sendo do grupo de risco, o Samu não fez a remoção para o HGR porque o médico que encaminhou a paciente para atendimento não classificou como caso de emergência

A família de uma paciente com Coronavírus (Covid-19) entrou em contato com a Folha para denunciar que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), supostamente teria informado aos familiares que não poderia fazer a remoção da mulher para o Hospital Geral de Roraima (HGR), porque o médico do município do Cantá teria classificado o estado da mulher como de urgência e não de emergência.

A paciente faz parte do grupo de risco por ser portadora de Lúpus. Na terça-feira (12) ela fez exame que atestou o diagnóstico positivo para a doença. Desde esse dia, o estado de saúde dela piorou.

“Ela passou mal na noite de quinta-feira e conseguimos o médico, que falou para levarmos para o HGR. Só que quando a filha dela ligou para o Samu, eles falaram que não poderiam fazer a remoção dela, porque ela foi classificada como caso de urgência e não podiam fazer nada. Agora o meu irmão teve que se arriscar ao levar ela em carro particular para o HGR”, relatou Ana Maria Aleixo, irmã da paciente.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau), responsável pela gerência do Samu no Estado, para pedir posicionamento sobre a denúncia e aguarda retorno.