Beneficiários de 12 municípios de Roraima podem sacar o benefício do Bolsa Família desde quinta-feira, 17, sem precisar esperar o dia certo no calendário. Medida foi tomada devido a situação de emergência em razão da estiagem pelo qual passam os moradores.
Os municípios que receberam os recursos antecipadamente foram: Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz do Anauá. Ao todo foram transferidos mais de R$ 4,1 milhões nessas cidades, que irá beneficiar 21.152 famílias.
Com a medida, os beneficiários fazem o saque já no primeiro dia do pagamento, independente do último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Nos 12 municípios, a quebra do escalonamento do pagamento já valia desde o mês passado.
Se a pessoa tiver algum problema com o cartão de saque por conta da seca, ela pode retirar o valor disponível. Nesse caso, o responsável pela família deve ir ao setor do Bolsa Família no município e solicitar a Declaração Especial de Pagamento. O documento apresentado em substituição ao cartão tem validade de 60 dias.
Calendário – Pela regra, Bolsa Família é pago nos últimos dez dias úteis de cada mês e segue o último algarismo do NIS. As famílias com cartões terminados em “1” recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, as com cartões de final “2” no segundo dia e assim por diante.
Confira as cidades beneficiadas com a medida: