Cotidiano

Famílias de projeto de assentamento recebem energia elétrica

Duzentas e oitenta e oito famílias que moram P.A (Projeto de Assentamento) Amajari, localizado no município que leva o mesmo nome, agora têm energia elétrica em suas casas.

Neste sábado (16), o governador Antonio Denarium inaugurou um trecho de quase 60 km de rede elétrica, naquela localidade.

A agricultora Antônia Cristina Nascimento relatou as dificuldades que enfrentava antes da chegada da energia. Ela conta que eram muito tristes as noites iluminadas à lamparina, a falta de água gelada para beber e não poder ver televisão.

“Agora estamos no céu, fico muito agradecida ao Governo, fez muita diferença para a nossa vida. Já vou providenciar a compra de mais um freezer para guardar carne, pois antes não dava nem pra ter muita carne em casa, pois se não preparássemos logo estragava”, comemorou. 

O governador ressaltou que o Governo trabalha para levar benefícios a todos os moradores de Roraima.

“Um dia muito importante para o município de Amajari. Além da energia, que é fundamental para dignidade desses moradores, também recuperamos estradas, entregamos cestas básicas e kits de merenda escolar para os alunos da rede estadual.  O Governo do Estado tem apoiado toda a população de Roraima com ações em saúde, educação, infraestrutura e no social”, disse.

Assim que a energia foi ligada, a primeira coisa que a agricultora Veranice Vidal fez foi colocar os eletrodomésticos na tomada. Ela lembra que antes só ligava quando tinham condições de ligar o motor de energia.

“Antigamente era tudo no escuro, agora melhorou bastante. Antes a gente salgava as carnes para garantir que elas não estragassem, agora é só colocar na geladeira. Além disso, estamos muito agradecidos pois além da energia, o Governo também melhorou a estrada, antes isso aqui era um atoleiro só. Eu ando de moto e era uma luta passar por alguns trechos, agora é só tranquilidade”, disse.


Agricultora Veranice Vidal: “Estamos agradecidos por esta energia elétrica” (Foto: Ederson Brito/Secom-RR)

ELETRIFICAÇÃO

De acordo com o projeto básico executado pela Seinf (Secretaria de Infraestrutura), foi implantado um total de 59,56km de rede elétrica monofásica (sistema rural) em nível de tensão 7,96kV e 1,64km de rede trifásica em baixa tensão. A obra atende os moradores da vicinal Ouro Fino, P.A Amajari e os ramais derivando da vicinal Ouro Fino.

 Ao todo, foram investidos R$ 2.068.218,11 de emenda do deputado estadual Gabriel Picanço. “Essas pessoas estavam sem energia há quase 20 anos e hoje está sendo entregue definitivamente a energia para eles”, disse o parlamentar.