Chapéus, sandálias, acessórios, camisas, brinquedos e outros objetos pessoais foram deixados nos túmulos por familiares como forma de homenagear os entes queridos. Trajando camisas com o rosto dos falecidos, flores e velas nas mãos, milhares de pessoas visitam os dois cemitérios de Boa Vista, neste sábado, 2, comemorado o Dia dos Finados.
Entre os inúmeros homenageados, está Jessyca Christini, que morreu afogada aos 10 anos de idade. Como forma de homenagem, a família construiu um castelo no túmulo da criança, que em outubro completou 13 anos do falecimento. É uma tradição da família todo dia 2 de novembro ir ao cemitério.
“Fizemos um castelo porque ela era e sempre será a nossa princesa. Deixei aqui as bonecas e alguns brinquedos dela, que ela tinha muito ciúmes. Todo dia 2 estamos aqui, fazendo orações, trazendo rosas naturais, é uma tradição e pretendemos nunca falhar, parar de vir só quando eu morrer. No dia do aniversário dela, também viemos aqui fazer homenagens. Nós conseguimos conviver com a saudade, agora esquecer jamais”, comentou a mãe de Jessyca, Maria dos Reis, de 42 anos.
Outra pessoa que é homenageada, é a escrivã da Polícia Civil, Jucineuda Lima Sobral de Barros, que morreu aos 53 anos, vítima de atropelamento. No túmulo, a família colocou a farda de Neuda, como era conhecida, uma bota, chinelo, e até o carimbo utilizado pela escrivã, entre vários outros objetos pessoais que pertenciam a ela decoram o local.
O túmulo do diretor de imagem e skatista Ewerton Souza, conhecido como Tom, que morreu aos 40 anos vítima de acidente de trânsito em 2016, também chama a atenção dos visitantes, pois foi feita uma pista de skate no local.
Quem também esteve fazendo visitas, foi Tania Mayara Maduro Teodósio, de 41 anos, que foi acompanhada da família para homenagear a mãe, tios, avós e um irmão, que estão sepultados no Cemitério Municipal.
“Nós preservamos o túmulo e lembramos dos momentos bons e alegres que vivemos ao lado deles. Todo dia 2 viemos para cá para homenageá-los”, disse.
Ao longo dos túmulos, também é possível encontrar vários objetos e conhecer um pouquinho, por mais que de forma pequena, o que as pessoas que estão enterradas ali gostavam. Como por exemplo, o brasão do Flamengo, outro com o mascote do Vasco, quadros com fotos, terços, imagens de santos, banner com fotos, e diversos outros itens.
Na área onde estão enterrados os recém-nascidos, também foram colocados brinquedos, roupinhas, sapatinhos, ursinhos de pelúcias. Em um dos túmulos, uma família optou por colocar um suco, pirulitos e doces.
Uma outra opção de homenagear e lembrar dos entes queridos é acender velas em um local destinado para esse momento dentro do cemitério.
Confira abaixo homenagens realizadas no cemitério