Cotidiano

Famílias são retiradas de área de preservação no Alvorada

A desocupação do local foi feita por fiscais a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA), Guarda Municipal e Emhur

Fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA) realizaram nesta manhã, 29, a retirada de famílias de uma área situada próxima ao cruzamento das ruas C-17 com Maria Martins Vieira, bairro Alvorada. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur).

De acordo com apuração realizada pela FolhaWeb, a ação foi cumprida por meio de uma ordem judicial. Segundo os ficais, o local se trata de uma Área de Proteção Ambiental (APA), que fica bem próximo de uma área de buritizal que possui um pequeno igarapé.

A reportagem também apurou que a grande maioria das famílias é de imigrantes venezuelanos e que algumas dessas pessoas estavam incluídas em programas de auxílio social. Apesar disso, a desocupação do local ocorreu de forma pacífica.

“Eles falaram que o juiz assinou uma ação que determinou a nossa retirada, e que era para eu retirar as minhas coisas. Deram um prazo para a retirada das nossas coisas”, disse a dona de casa Paula Andressa, de 26 anos.