Conforme adiantamos ontem, 21, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, determinou o fechamento da fronteira terrestre do país com o Brasil. A decisão ocorre diante do envio de donativos da ajuda humanitária.
Havia uma expectativa em relação aos efeitos da decisão, uma vez que a Guarda Nacional Bolivariana sempre realiza o impedimento de entrada e saída pela aduana às 21h, reabrindo-a às 7h do dia seguinte. Agora, a medida já passa a valer.
De acordo com apuração feita pela reportagem do Grupo Folha BV, veículos e pedestres que desejam atravessar para a cidade de Pacaraima estão sendo impedidos pelos guardas do país vizinho. A situação também é a mesma para brasileiros que querem entrar em Santa Elena de Uairén.
Vale destacar que ambas as cidades são dependentes economicamente uma da outra. Os venezuelanos costumam atravessar a fronteira para comprar alimentos e medicamentos, que nos últimos anos tem sido mais baratos que em Santa Elena. Já os brasileiros costumam a ir até a cidade venezuelana para comprar gasolina, já que Pacaraima não dispõe de posto de combustível.
Novas informações a qualquer momento pela FolhaWeb.
Colaborou a repórter da Folha Impressa Paola Carvalho.