Cotidiano

Fechamento do espaço aéreo na Terra Yanomami será antecipado

Para o ministro José Múcio Monteiro Filho, a medida “é importante para desincentivar e desestimular” o garimpo ilegal no território indígena

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (23) que vai antecipar para 6 de abril o fechamento total do espaço aéreo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, antes previsto para iniciar em 6 de maio. A decisão foi tomada em reunião entre os ministros José Múcio Monteiro Filho (Defesa) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).

Para Múcio, a medida “é importante para desincentivar e desestimular” o garimpo ilegal no território indígena. Conforme ele, atualmente, o governo registra de um a dois voos diários nos corredores liberados no espaço aéreo da região. Antes da operação, eram registrados entre 30 e 40 voos diários.


Ministros José Múcio e Flávio Dino nesta quinta-feira (Foto: Jeferson Venâncio/Ascom Ministério da Defesa)

O primeiro bloqueio do espaço aéreo começou a valer no início de fevereiro, para possibilitar a saída coordenada e espontânea dos garimpeiros ilegais do território, por meio aéreo.

José Múcio também disse que o encontrou discutiu o apoio dos ministérios à realização do Censo Demográfico em Terra Yanomami, por parte do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além de ações conjuntas para a “segurança da Amazônia”. Flávio Dino, por sua vez, disse que serão intensificadas as ações da Polícia Federal, alinhadas ao Ministério da Defesa.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.