Cotidiano

Fechamento do espaço aéreo na Terra Yanomami será antecipado

Para o ministro José Múcio Monteiro Filho, a medida “é importante para desincentivar e desestimular” o garimpo ilegal no território indígena

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (23) que vai antecipar para 6 de abril o fechamento total do espaço aéreo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, antes previsto para iniciar em 6 de maio. A decisão foi tomada em reunião entre os ministros José Múcio Monteiro Filho (Defesa) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).

Para Múcio, a medida “é importante para desincentivar e desestimular” o garimpo ilegal no território indígena. Conforme ele, atualmente, o governo registra de um a dois voos diários nos corredores liberados no espaço aéreo da região. Antes da operação, eram registrados entre 30 e 40 voos diários.


Ministros José Múcio e Flávio Dino nesta quinta-feira (Foto: Jeferson Venâncio/Ascom Ministério da Defesa)

O primeiro bloqueio do espaço aéreo começou a valer no início de fevereiro, para possibilitar a saída coordenada e espontânea dos garimpeiros ilegais do território, por meio aéreo.

José Múcio também disse que o encontrou discutiu o apoio dos ministérios à realização do Censo Demográfico em Terra Yanomami, por parte do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além de ações conjuntas para a “segurança da Amazônia”. Flávio Dino, por sua vez, disse que serão intensificadas as ações da Polícia Federal, alinhadas ao Ministério da Defesa.