Conforme adiantamos em reportagem publicada no dia 5, moradores do Apiaú, município de Mucajaí, Centro-Oeste de Roraima, estão preocupados com o grande número de ocorrências de incêndios na região. Em razão disso, a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) informou nesta quarta-feira, 6, que vai intensificar seus trabalhos de fiscalização.
“A Femarh informa que enviará uma equipe de fiscalização à região do Apiaú, com a finalidade de verificar a situação e apurar os fatos. Ressalta que, em casos dessa natureza, os produtores podem telefonar para o número 2121-9165 (ramal da Fiscalização Ambiental) e fazer a denúncia, sem a necessidade de se identificar”, afirmou o órgão, em nota.
A Femarh destacou ainda que por se tratar de um período crítico, o órgão sempre recomenda que os produtores rurais sigam a programação de queimadas para pequenos agricultores. “Em situações assim, está suspendendo as queimadas autorizadas e orientando os produtores a não utilizar o fogo para limpeza de terrenos”, completou.