Com a Semana Santa, as empresas de ônibus interestaduais se prepararam para aumento de fluxo a partir desta quinta-feira, 24, quando começa o feriado para a maioria dos órgãos públicos. Até ontem, a movimentação na Rodoviária Internacional de Boa Vista, no bairro 13 de Setembro, zona Sul, era tímida.
“O movimento para o feriado ainda não começou, o que reforça aquele velho ditado que o brasileiro sempre deixa tudo para a última hora. Mas a expectativa é que o fluxo venha a aumentar de quarta para quinta-feira, já bem próximo da data”, afirmou a agente de viagens da empresa RivalTur Turismo, Sidiany Ribeiro.
Diferente do final do ano passado, quando as empresas estavam operando com tarifa reduzida, este ano o consumidor terá que pagar o valor do bilhete com valor de tarifa cheia. Por enquanto, o maior impacto está sendo para Manaus (AM), considerado o destino mais acessado em qualquer feriado prolongado.
“Infelizmente, o valor está muito elevado. Não dá para arriscar com pouco dinheiro. Vou ter que optar por um destino dentro do Estado”, disse o marceneiro José Teixeira Nunes. Outro fato que também pode estar afugentando os consumidores é a falta de dinheiro. Grande parte da economia do Estado é gerada pela iniciativa pública, que costuma realizar o pagamento do funcionalismo a cada início de mês. Com pouco dinheiro na praça, o jeito é encontrar opções mais em conta.
“A gente acredita que a procura venha a ser mais para o interior do Estado, até porque nessa época do mês o pessoal está com pouco dinheiro, o que acaba comprometendo a demanda para Manaus, que é um pouco mais elevada”, comentou o encarregado da empresa Eucatur, Irley Moreira.
Uma questão aguardada pelas empresas diz respeito aos reflexos da decisão das duas principais empresas aéreas que operam no Estado, a Gol Linhas Aéreas e a TAM Linhas Aéreas, que decidiram suspender voos comerciais diretos para Manaus (AM) a partir do próximo mês.
Conforme os agentes de viagens ouvidos pela Folha, até o momento a medida ainda não causou nenhum efeito de demanda no setor. No entanto, as empresas não descartam a possibilidade de aumento na procura por bilhetes terrestres.
MAIS OPÇÕES – Roraima conta hoje com quatro empresas que operam no segmento de viagens interestaduais, todas elas com balcão de vendas na Rodoviária Internacional de Boa Vista.
Para este feriadão, todas estarão operando com tarifa cheia, ou seja, com valor regular nos bilhetes de viagens. No entanto, o leque de opções aumentou, podendo o consumidor escolher destinos dentro do Estado, para Amazonas e até para a cidade de Puerto La Cruz, na Venezuela.
Além dos horários de atendimento flexíveis e melhorias no fator conforto, já que existem empresas oferecendo serviços de internet Wi-Fi e rastreamento via-satélite, os tempos de embarque são também bem variados
“Geralmente, a empresa trabalha com horários fixos. Mas, caso haja um aumento na demanda, algo bem comum em feriados prolongados, a gente disponibiliza um ônibus extra, além de prezarmos pelo conforto dos nossos clientes”, salientou o agente de viagens da empresa Amatur Turismo, Glenison Ribeiro.
Confira os preços praticados neste feriado:
* Saídas todos os dias;
** Saídas apenas às terças, quintas e sábados
***Saídas apenas em feriados