O Pint of Science Brasil é um festival anual de ciências que tem como objetivo comunicar desenvolvimentos científicos contemporâneos ao público, trazendo cientistas a bares, cafés e outros locais públicos para compartilhar suas pesquisas e descobertas. Devido aos recentes acontecimentos globais envolvendo o coronavírus, o festival acontece até amanha (10) e , será exclusivamente no formato on-line.
Além da edição nacional, o Pint Brasil Online terá a participação de 73 cidades de todas as cinco regiões do País, com eventos locais nos três dias, sempre até as 20h, quando começa a programação nacional. A cidade de Boa Vista fará parte da programação pela primeira vez.
Na primeira noite da programação local, as pesquisadoras Marcelle Alencar Urquiza e Hellen Ferreira da Silva, docente e discente da UFRR, irão debater sobre o tema “Mulheres e meninas na ciência: queremos mais!”, contando as experiências vividas na condução e execução do projeto de pesquisa que reuniu as Robonáticas (meninas).
Na quarta-feira (9), a programação local contará com a participação de Ana Carolina Ferreira Alves (UERR) e Isabella Coutinho Costa, com o tema “Documentar línguas indígenas para quem e para quê?”.
Para encerrar a programação, na última noite o líder indígena Maurício Yekuana e o geólogo Marcelo Ricardo Souza de Almeida irão debater sobre a mineração e o garimpo no Estado de Roraima.
Fazem parte da coordenação do evento em Boa Vista os professores da UFRR Leonardo Evedove (Relações Internacionais), Elizete C. Holanda (Geologia) e Luiz Alberto Pessoni (Ciências Biológicas).
Quarta-feira, 09 de setembro
Documentar línguas indígenas para quem e para quê?
Ana Carolina Ferreira Alves
Isabella Coutinho Costa
Link: https://www.youtube.com/watch?v=hL-Bj1GBenU
Quinta-feira, 10 de setembro
Mineração e garimpo em Roraima: é possível conciliar interesses?
Marcelo Ricardo Souza de Almeida
Maurício Yekuana
Link: https://www.youtube.com/watch?v=mI3Izee02q4