Festival de Investimento e Negócios Sustentáveis da Amazônia acontece em Manaus na próxima semana

O Festival proporciona conexões e debates sobre bioeconomia e negócios de impacto na Amazônia traz nomes de peso formado por lideranças indígenas, empreendedores e investidores sociais

Realizado em Manaus desde 2018, o FIINSA propõe trocas entre empreendedores, investidores, representantes de organizações dinamizadoras e lideranças sociais da floresta e das cidades. (Foto: Divulgação)
Realizado em Manaus desde 2018, o FIINSA propõe trocas entre empreendedores, investidores, representantes de organizações dinamizadoras e lideranças sociais da floresta e das cidades. (Foto: Divulgação)

Com a premissa “Onde fazer fala mais alto”, o FIINSA (Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia) chega a sua terceira edição nos dias 22, 23 e 24 de outubro trazendo mais de 30 painéis repletos de discussões entre pessoas ativas no ecossistema de impacto da região. A programação deste ano inclui um dia de imersão em campo para conhecer como esses negócios atuam, além de um mercado com produtos locais, shows e eventos paralelos. 

Realizado em Manaus desde 2018, o FIINSA propõe trocas entre empreendedores, investidores, representantes de organizações dinamizadoras e lideranças sociais da floresta e das cidades.

“O FIINSA é um festival que nasce da vontade de compartilhar com os que se interessam e se preocupam com a Amazônia para entender a realidade com quem já vive a experiência de dentro. Venha ver, ouvir e fazer parcerias com quem está fazendo pela Amazônia. Aqui, o fazer fala mais alto”, convida Mariano Cenamo, CEO da AMAZ Aceleradora de impacto da Amazônia, e cofundador do FIINSA.

As oficinas e debates nesta edição estarão disponíveis nas seis trilhas que podem ser seguidas pelo público, divididas da seguinte maneira: “Construindo um ecossistema de impacto na Amazônia”; “Caminhos do empreendedorismo na Amazônia”; “Desenvolvimento territorial”; “Economia da floresta em pé”; “Valores da Sociobiodiversidade”; e “Pessoas que impactam”. 

Essas trilhas vão receber painéis simultâneos com temas como “Cooperação nos ecossistemas de impacto: como evitar o canibalismo e a competição sanguinária”, passando ainda pelo “Custo Amazônia” e como “Empreender em meio ao caos”, abordando os desafios das mudanças climáticas para os negócios na Amazônia. A programação inclui também paineisde comunicação e marketing para negócios de impacto.

Almir Suruí, liderança do povo Paiter Suruí (RO); Joanna Martins, CEO da Manioca (PA); Denis Minev, BEMOL (AM); chef Felipe Schaedler, Grupo Banzeiro (AM); Jander Manauara, rapper e ativista (AM); José Kaeté, criador de conteúdo digital sobre a Amazônia (PA);  NeurileneKambeba, Restaurante Sumimi (AM); Phelippe Daou Jr., Grupo Rede Amazônica (AM); Rodrigo Junqueira, do Instituto Socioambiental (ISA); entre outros nomes confirmados nos paineis. A lista com todos os participantes e a programação completa dos três dias podem ser acessados no site oficial do evento https://fiinsa.org.br

O festival será realizado no Studio 5 Centro de Convenções, localizado no bairro Aleixo, zona sul de Manaus. O evento é presencial e a participação só é possível para quem realizarsua inscrição prévia pela plataforma Sympla. O festival é uma realização do Idesam e Impact HUB Manaus. 

SOBRE O FIINSA 

O 3º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis é uma realização do Idesam e do Impact HUB Manaus. Tem patrocínio do BID, Fundo Vale, ICS, Mercado Livre, Grupo Rede Amazônica, Instituto Sabin, JBS Fundo Pela Amazônia, Amazônia em casa Floresta em pé e PPBio. Entre os parceiros institucionais estão as iniciativas Saúde e Alegria, NESST, LATIMPACTO, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, FAS, Imaflora, Assobio, Jaraqui Valey, Aquiri Valley, Tucuju Valley, Tambaqui Valley, Ashoka. 

A primeira edição do FIINSA aconteceu em 2018, reuniu mais de 250 pessoas e mobilizou 64 palestrantes e moderadores, cinco paineis principais e 12 paralelos. Foram investidos R$1,1 milhão em quatro negócios de impacto durante a rodada de investimentos. Para a segunda edição, que só foi possível pós-pandemia de covid-19, foram mais de 500 participantes. Um dos objetivos do festival é também proporcionar diferentes espaços de conexão e colaboração, tanto por meio das sessões oficiais quanto de outras atividades e até do próprio espaço do festival.