IGREJA CATÓLICA

Fiéis se reúnem na marina à espera de São Pedro

A procissão fluvial inicia às 16h, da Marina Meu Caso. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A procissão fluvial inicia às 16h, da Marina Meu Caso. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Uma centena de fiéis se reuniram nesta quinta-feira (29) na Marina Meu Caso à espera da embarcação de São Pedro. O santo é uma das fortes devoções de Boa Vista, tanto que é feriado municipal na capital de Roraima.

O barco com alguns fiéis e o santo saiu do Parque do Rio Branco e navegou até a marina. Outros devotos, incluindo pescadores, acompanharam em pequenos barcos.

Ao chegar na Marina, os devotos estavam à espera de São Pedro. Entre os fiéis estavam donas Maria e Luzia, que haviam se conhecido naquele instante.

“Essa é a primeira vez que venho e esses momentos [de fé] me fazem muito bem porque eu gosto de estar no meio do povo. Sempre tive vontade de vir”, disse Luzia Dourado.

Maria Nunes, diferente de Luzia, tem costume de acompanhar a procissão fluvial e terrestre. Para ela, a data e a espera pelo santo é algo marcante, principalmente para aproveitar o momento de fé que fazia falta. Devido a pandemia de covid-19, a procissão fluvial com devotos não era realizada há 2 anos.

Luzia Dourado, à frente e de branco, e Maria Nunes, atrás vestida com blusa vermelha com branco, rodeadas de demais fiéis. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Pescadores

São Pedro é padroeiro dos pescadores, por isso, muitos acompanham a embarcação durante a procissão fluvial. No entanto, alguns deles apenas gostam de ver e estar no momento, como é o caso de Pedro Vieira, pescador há 17 anos.

Pedro Vieira é pescador da proximidade há 17 anos. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Eu sempre estou aqui, sou pescador, mas não sou devoto, e acho que é um momento que faz parte da história de Boa Vista e dos pescadores. Isso tudo é a fé, independe de você acreditar é a fé que move tudo isso”, contou.

O pescador também relembrou que, em anos anteriores, “uma balsa levava o pessoal para fazer a passeata. Ficavam aqui esperando o barco sair com o pessoal e as canoinhas, os barquinhos saindo tudo ao redor, junto”.