Cotidiano

Filhas de idosa que aguarda por cirurgia pedem providências da Sesau

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) informou que a paciente está recebendo todos os cuidados necessários

A idosa Doroteia Pereira Melqueira, de 67 anos, ficou três meses internada para realizar uma cirurgia da retirada da vesícula no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Segundo informações repassadas através de denúncia a FolhaBV pelas filhas da paciente que informam que a mulher foi transferida para o Hospital Lotty Íris para fazer a cirurgia, mas que depois do procedimento foi descoberto que uma pedra teria se deslocado da vesícula para o intestino.  Devido a isso, ela foi novamente internada no HGR e passou seis dias na UTI.

As filhas, Micheline Pereira Melgueira, 38 anos, e Claudia Barbosa Ferreira, 34 anos, alegam que devido ao erro a idosa precisa realizar outra cirurgia. “Eles tiraram a vesícula, mas na hora uma pedra se rompeu e foi para o canal do intestino dela que está causando inchaço e dor, e ela está a base de antibióticos”, relataram. 

Recentemente um exame da idosa testou positivo para Covid-19 e por isso, ela foi transferida para o Hospital de Retaguarda.

Elas contam que receberam na quinta-feira, 6, a notícia de que a mãe teria contraído o vírus. “Nossa mãe não está com covid-19 e eles transferiram ela para o Hospital Retaguarda e não podemos visita-la, sendo que ela não está com sintomas, e sabemos que ela não terá o atendimento que precisa”, esclarece Claudia Barbosa.

Elas afirmam que gostariam que a mãe fosse transferida para o Hospital Lotty íris, já que no HGR teria pacientes com Covid-19. “Uma paciente que estava ao lado dela no HGR testou positivo para covid, era um local perigoso, só queríamos que ela ficasse em uma sala isolada recebendo o tratamento adequado,” disse Micheline.

A situação está deixando as filhas angustiadas. “Sentimos que podemos perder nossa mãe a qualquer momento por ineficiência do estado”, completaram.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) informou que a paciente está recebendo todos os cuidados necessários. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que a paciente Doroteia Pereira Melqueira tem recebido a assistência médica desde o primeiro momento em que deu entrada na rede SUS e a família tem acompanhado todo o processo de tratamento, bem como informada sobre as condutas adotadas.

Esclarece que a paciente foi transferida para o Pronto Atendimento Covid no Hospital Estadual de Retaguarda Covid, em virtude do exame emitido no dia 6 de janeiro ter apresentado resultado positivo para covid-19. E no Pronto Atendimento ela tem recebido a assistência da equipe multiprofissional, desde o primeiro momento da transferência.

A Sesau reitera que a paciente está sendo medicada e recebendo a atenção que o caso requer até que seja liberada a alta hospitalar.