Cotidiano

Filho de paciente com Covid-19 denuncia que pai foi mal atendido

Familiares disseram que o pai já fez um teste na rede municipal de saúde, com resultado positivo.

O familiar, que pediu para não ser identificado, contou que o pai tem 69 anos, é hipertenso e diabético e começou a sentir os sintomas há 14 dias. 

“O exame foi feito no dia 27 de abril e o resultado foi entregue no dia 29 do mesmo mês, na rede municipal de saúde, quando testou positivo para a Covid-19. Devido a piora do estado de saúde dele, fomos três vezes ao Hospital Geral de Roraima e somente nesse último domingo (3) é que foi atendido e isso só ocorreu porque falamos com um dos diretores da unidade”, relatou o filho.

“Das vezes anteriores que fomos ao HGR, o pessoal simplesmente o mandava para casa. Pedíamos para fazerem mais exames, mas não faziam e quando foi a quarta vez que o levamos, decidiram fazer o exame e constataram que o pulmão estava todo comprometido. O médico que atendeu ele na última vez questionou o porquê não fizeram os procedimentos com ele e afirmou que os médicos de plantão negligenciaram o atendimento ao meu pai”, relatou o denunciante.

Confira na íntegra nota da Secretaria de Saúde (Sesau) sobre o caso:

A Direção do PAAR (Pronto Atendimento Airton Rocha) esclarece que segue todos os protocolos de orientação internacional e do MS (Ministério da Saúde) para o atendimento aos pacientes com sinais e sintomas do Coronavírus (COVID-19). Os mesmos procedimentos foram adotados no caso citado na denúncia.

Esclarece que paciente que não possua critérios de gravidade, segundo avaliação médica, a internação na Unidade não é autorizada, pois isso poderia colocá-lo em risco de contágio não só para a COVID-19, mas também para bactérias hospitalares, risco de trombose venosa, entre outros.

Ressalta que o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) é um hospital de média e alta complexidades, no qual o paciente deve permanecer somente se haja benefício, sendo temerário mantê-lo nessa área sem critérios específicos.

O PAAR destaca ainda que dispõe de UBS (Unidade Básica de Saúde) para o acompanhamento de pacientes sem critérios de gravidade. Essas pessoas são orientadas a permanecer em isolamento domiciliar e retornar ao HGR apenas se apresentar falta de ar ou agravamento de saúde. Sempre que esse paciente precisar, a equipe estará pronta 24 horas para avalia-lo.

Caso o paciente seja sintomático respiratório e tenha falta de ar com necessidade de oxigênio, baixa saturação, frequência respiratória elevada ou alguma emergência clínica como um infarto, ele será internado e automaticamente realizará exames complementares como o teste para COVID-19.