Cotidiano

Filhos investem em presentes diferenciados neste Dia dos Pais

Equipamentos eletrônicos, produtos personalizados e até corte de cabelo em barbearias estão entre os presentes

O Dia dos Pais será neste domingo, 12. Faltando dois dias para a data, os comerciantes adotam diversas estratégias para atrair os clientes interessados em comprar um presente para o paizão. Pela cidade, é possível ver uma tendência cada vez maior de investimentos em equipamentos eletrônicos e barbearias, que fogem um pouco das tradicionais peças de roupa, que costumam ser presenteadas nessa época do ano.

O gerente de uma franquia de lojas de móveis e eletrodomésticos no bairro Santa Tereza, Elvis Aquino, contou que celulares têm sido a principal procura de clientes desde o início do mês. Segundo ele, a pouca divulgação da data em 2017 pesou no rendimento e fez com que o foco neste ano fosse as promoções para eletrônicos e camas de casal.

“Essa semana que antecede o Dia dos Pais, já está bastante aquecida, principalmente quando comparada com o mesmo período do ano passado. Neste ano, estamos focando na divulgação e no estoque maior. Equipamentos de informática, telefonia e audiovisual são os mais procurados. Mesmo assim, queremos também promover produtos como colchões e travesseiros para o conforto dos pais”, afirmou.

Em uma loja de eletrônicos no bairro Liberdade, o vendedor Israel Mattos contou que, mesmo com a grande demanda por notebooks, o movimento do estabelecimento ainda está baixo. A expectativa é que haja uma maior concentração de clientes no final de semana. “Nas lojas que temos na capital, costumamos oferecer promoções todo mês, sempre voltado a uma data comemorativa. Nestes últimos dias, computadores e caixas de som estão saindo bastante, mas acreditamos que o movimento só irá ‘bombar’ no final de semana, pois o brasileiro deixa essas coisas para a última hora”, comentou.

Papel Jornal oferece kits personalizados

A Papel Jornal oferece variedade de opções para o Dia dos Pais, independente da personalidade dele. Segundo a gerente da loja situada na avenida Santos Dumont, no térreo da Folha, Shirley Pereira, a loja expôs produtos de porte mais ‘masculino’ na entrada. “Colocamos na frente da loja alguns produtos com referências a filmes, motos e bandas de rock, como canecas e produtos de escritório. Também estamos ofertando produtos relacionados a bebidas alcoólicas, que sempre vendem bem para o público masculino”, afirmou.

Para Shirley, o resultado da estratégia está dando certo. Ela conta que a procura já está alta desde o início do mês e que a variedade de estilos dentre os produtos contribui para que as pessoas fiquem interessadas em presentear os pais com algo da loja. “O início do mês está sendo ótimo, bem acima da expectativa. Os clientes realmente querem presentear os pais com produtos personalizados, com uma pegada mais descontraída. Temos também produtos de caráter mais sério, para os pais mais rígidos. O que oferecemos aqui é bastante abrangente, ao ponto de sempre ter algo que o cliente goste quando vem”, frisou. 

Novas barbearias competem por clientes

 

Nos últimos dois anos, uma grande quantidade de barbearias e comércios que oferecem serviços de estética masculina vem surgindo, alavancando os serviços em datas como o Dia dos Pais. José Rincones, que trabalha em uma barbearia do bairro São Francisco, conta que a tendência é boa, mas a concorrência dificulta um pouco as vendas.

“Não chegamos a promover uma campanha massiva em torno da data ainda, mas sentimos uma tendência natural desse crescimento. Confesso que ano passado foi bem mais promissor, mas esperamos que a partir de hoje [sexta-feira] já haja mais serviços, pois é no final de semana que aqui fica lotado”, comentou.

Por causa da competitividade entre barbearias, algumas tentam inovar oferecendo serviços diferenciados. Na avenida Ville Roy, uma barbearia aposta em oferecer café, cerveja e chopp de cortesia aos clientes. O funcionário Vanderson Cabral conta que, apesar do corte mais barato ser de R$ 35, o local oferece cartão fidelidade, realiza sorteios de brindes e estuda a possibilidade de dar descontos para o Dia dos Pais.

“Nós sempre buscamos nos diferenciar de outras barbearias, arriscar em fazer coisas que outras barbearias não fazem e vem funcionando. No ano passado nós tivemos uma movimentação maior, porque não havia tanta concorrência, mas estamos estudando realizar descontos ou pacotes mais baratos. Por isso, estamos positivos para a data este ano”, frisou.

Procura é baixa em lojas de roupas

No setor de vestuário, é visível a baixa procura. A gerente de uma loja de roupas da avenida Ataíde Teive, bairro Tancredo Neves, contou que as crises que o estado está passando vem tirando o foco da população da data comemorativa. A estratégia da loja foi abraçar vários estilos para pais, mães e filhos.“Tá tendo crise de tudo. Crise migratória, no pagamento dos servidores, na saúde, educação, segurança pública… É tanta coisa, que eu acredito que o povo não fica tanto com cabeça para isso. Tentamos abranger nossas promoções para mães e filhos também, para deixar claro que a loja é sempre bem diversificada nas roupas”, explicou.

O gerente de outra na mesma avenida, Denildo da Silva, relatou que o comércio está se saindo bem nas vendas para o Dia dos Pais. Nela, é possível ver camisas, bermudas, chapéus e calçados com uma pegada mais jovial, além de barbearia, onde o corte mais barato sai por R$ 10.

“Nós sempre renovamos nosso estoque, nos adaptamos aos gostos e estilos do nosso público alvo em preço acessível. Com isso, os clientes vêm se tornando mais fiéis e isso reflete em um saldo positivo nas vendas, até agora, para esse Dia dos Pais. Além disso, sempre tentamos fazer o cliente transitar de um produto para o outro, sugerindo composições de roupas e um corte de cabelo para combinar”, contou. (P.B)