Entre os dias 27 de novembro e 13 de dezembro, Boa Vista recebe a 3ª Mostra Sesc de Cinema. Serão exibidos os 42 filmes selecionados , sendo 32 do Panorama Brasil e 10 do Panorama infanto-juvenil, que compõem a Mostra Sesc de cinema 2019. A programação é totalmente gratuita.
“Esta é uma iniciativa de valorização da produção audiovisual nacional. A Mostra conta com representantes de todas as regiões do país e amplia o acesso da população a uma filmografia que expresse a diversidade contemporânea
”, explica Marco Aurélio Fialho, analista de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.
Estão na programação os longas “Estrangeiro” (PB), escrito e dirigido por Edson Lemos Akatoy, que mostra uma viagem sensorial e poética nas memórias de Elisabete; “Abrindo as Janelas do Tempo” (SC), dirigido por Santiago José Asef, que traduz uma história de amor, de perda, espera e aceitação; os médias-metragens “Catadora de Gente” (RS), um tocante depoimento dos preconceitos e da dura trajetória de Maria Tugira Cardoso, uma mulher como tantas outras catadoras no Brasil, e o documentário “O céu dos índios Desâna e Tuiuca” (AM), que tenta desvendar a astronomia indígena produzida por estas etnias amazônicas.
Entre os curtas estão “Aurora” (SE), um ensaio cinematográfico sobre as angústias que sofre uma mulher em três diferentes fases da vida; “Chamando os Ventos: por uma cartografia dos assobios” (PA), documentário sobre a ação imaginária de chamar os ventos por meio de assobios, uma dinâmica que envolve entretenimento, ancestralidade, imaginação, afetividade e memória.
Confira a programação completa da Mostra Sesc de Cinema 2019:
27/11 quarta-feira
Auditório Sesc Centro – Rua Araújo Filho, Nº 947, centro.
14h30 – Abertura da Mostra de Cinema.
15h – Sessão Panorama Nacional: Estrangeiro (PB). Classificação indicativa: 14 anos.
17h – Bate-papo sobre o filme.
28/11 quinta-feira
Auditório Sesc Centro – Rua Araújo Filho, Nº 947, centro.
15h – Sessão Panorama Nacional Infantojuvenil: No caminho da escola (ES); Nham-nham, a criatura (SC); Òrun Àiyé – a criação do mundo (BA); O menino leão e a menina coruja (DF); Médico de Monstro (SP); Metamorfose (MG). Classificação livre.
18h – Sessão Panorama Região Norte: Cavalgada dos Justos (RR). Sessão Panorama Nacional: Francisco (AC); No Rio das Borboletas (AM). Classificação indicativa: 14 anos.
19h – Mesa especial: A produção audiovisual em Roraima: desafios e perspectivas. Composição: Alex Pizano, Cláudio Lavôr e Adriana Duarte.
02/12 até 13/12
11h30 às 13h30 – Cine Meio Dia com exibição de filmes na sala de convivência do Restaurante Sesc Orla;
02/12 até 13/12 – programação agendada com exibição nos locais; empresas, escolas, praças, associações e abrigos. Os interessados devem entrar em contato com o núcleo de cultura: [email protected] ou 3212-2818.