Cotidiano

Financiamento de veículos novos cresce 34%

Ofertas de financiamento e lançamento de veículos de segmentos novos aqueceram novamente as vendas de veículos em Roraima

O setor automobilístico em Roraima tem reagido aos prejuízos decorrentes da crise econômica. Dados da Associação Brasileira de Concessionárias Fiat (Abracaf) apontaram um crescimento de 34% no financiamento de veículos novos entre os meses de março e abril deste ano. Os números do primeiro trimestre, em comparativo com o mesmo período do ano passado, porém, mostraram que houve queda de 13% no emplacamento de veículos novos no Estado.

Nos três primeiros meses do ano passado, foram emplacados 1.345 veículos contra 1.188 deste ano. Ainda assim, a queda é menor do que a média nacional, que registrou prejuízos de 28% na venda de veículos novos no comparativo entre os trimestres.

Para o gerente de uma concessionária localizada na zona Leste da Capital, Rafael Nascimento, a situação do setor chegou ao “fundo do poço”, mas vem melhorando nos últimos meses. “Houve uma queda no trimestre, mas, em relação aos meses de março e abril, tivemos um bom aumento nas vendas. Estamos conseguindo nos recuperar, e com tendência de melhora para os próximos meses”, destacou.

Conforme ele, a insegurança em relação ao emprego e à crise política no País foram fundamentais para a queda nas vendas de automóveis. “O que a gente percebe hoje, porém, é que, apesar do momento difícil, as pessoas estão começando a perceber que têm que seguir em frente e estão começando a achar outras maneiras de driblar essa crise”, afirmou.

Para tentar atrair a clientela, que estava receosa quanto à compra de veículos novos, as concessionárias têm investido no lançamento de veículos de novos segmentos. “Nós estamos com diferencial, que são os lançamentos de modelos que não existiam no mercado, um segmento que ninguém atendia, que é uma picape intermediária, e um subcompacto que pouca gente mexia. São novos segmentos, uma classe de clientes que ninguém atingia, por isso as vendas melhoraram”, ressaltou.

Além disso, o gerente citou que as vantagens e condições de pagamento também têm atraído os consumidores. “O que tem pegado melhor são as condições de entrada. Geralmente o banco aprova, mas o cliente não tem a entrada, porém tem um carro seminovo e pegamos esse carro como entrada, porque esse carro dele hoje está muito mais valorizado do que antes. A loja oferece outras condições de entrada, como o parcelamento no cartão ou no boleto, então isso surgiu como alternativa para aumentar as vendas”, frisou. (L.G.C)